Prêmio Melhor AR, da Fetcemg, destaca empresas de transporte ambientalmente responsáveis
A emissão de poluentes gerados por veículos motorizados é um assunto que cada vez mais tem preocupado a sociedade e, em especial, as lideranças do transporte rodoviário de cargas do país. E os transportadores já perceberam a importância econômica e ambiental do controle de emissão de poluentes da frota.
Uma iniciativa de sucesso em Minas Gerais é o Melhor AR - Prêmio Fetcemg de Qualidade do Ar, oferecido desde 2010 pela Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg) para as empresas de transportes de carga do Estado que participam do Despoluir, programa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) de incentivo à redução de emissão de poluentes pelos veículos. É um reconhecimento da entidade às empresas de transportes de carga que têm a emissão dos gases e fumaça dos seus veículos monitorados e que estão em conformidade com os padrões estabelecidos para portar o Selo Verde, que é dado ao veículo quando este for aprovado nas aferições. Neste ano, a cerimônia do Melhor Ar será realizada no dia 24 de junho, na sede da entidade.
O prêmio é mais uma ferramenta motivadora, tanto para os empresários, quanto para os funcionários das empresas envolvidas na busca contínua da melhoria nas suas operações. É a consolidação de um trabalho em conjunto, onde todos ganham: a comunidade, pois poderá respirar um ar menos poluído; os empresários, que por meio da regulagem adequada dos motores terão a oportunidade de aumentar a vida útil dos componentes mecânicos e a eficiência energética; e os funcionários das empresas, pois sentirão orgulho da empresa em que trabalham.
Desde que o Melhor Ar foi estabelecido, o Despoluir no Estado comemora a aferição de mais de 47 mil veículos, de aproximadamente 600 empresas, que receberam o Selo Verde. O sucesso do programa é tanto que, por diversos ano, a Fetcemg ficou entre as federações de transporte de carga do país que mais realizaram aferições, tendo conseguido, em 2014, agregar um novo veículo na sua frota, tamanha a demanda no Estado.
Para 2015, a Federação registra o aumento do número de empresas que aderiram à iniciativa, extrapolando o setor do transporte e agregando empresas ligadas às áreas de engenharia, mineração, comércio e siderurgia, entre elas, Gerdau, Citygusa Siderurgia, White Martins, Hesa 55 Investimentos Imobiliários, Expresso Minas Frios, entre outras, todas interessadas em ter o Selo Verde e sua frota atendendo aos padrões e limites de poluentes na atmosfera.
Isso é uma amostra de que as entidades representativas de transporte rodoviário de cargas em Minas Gerais têm trabalhado ativamente no incentivo aos associados e demais parceiros na implementação de saídas inovadoras para a redução de impacto ambiental.
Para as empresas que já participam do Despoluir, a entidade convida para que se inscrevam no Melhor Ar 2015, até o dia 20 de maio, pelo site da Federação (www.fetcemg.org.br). Para quem ainda não participa, informe-se no mesmo endereço eletrônico e agende já uma visita da equipe do Despoluir na sua empresa. Junte-se a nós na busca por um modelo sustentável de desenvolvimento e na melhoria da qualidade do ar. Todos por um Melhor Ar.
Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg)