Polícia Civil de Minas Gerais divulga importantes ações concluídas em junho


A 6ª Delegacia de Repressão às Organizações Criminosas/Cargas da Divisão de Operações Especiais (DEOESP) desarticulou um esquema criminoso de venda de carga roubada de suplemento alimentar.

Foram presos em flagrante delito Thiago Carlos da Silva (31 anos), Juan Carlos Trindade (22 anos) e Anderson Orfao Pacheco (27 anos), sendo que os dois primeiros são proprietários de lojas onde eram vendidos os produtos roubados.

Uma carga de suplementos alimentares, avaliada em R$ 130 mil, foi apropriada pelo motorista na cidade de Caeté-MG e vendida ilegalmente para os receptadores na cidade de Contagem-MG. Os presos responderão pelo crime de receptação qualificada e estão à disposição da Justiça no Presídio de Bicas II.

presos carga suplementos

Nesta terça-feira (30), a Especializada em Roubo de Cargas da Polícia Civil (PC), apresentou o resultado da operação denominada "Alibabá", que culminou na prisão de uma quadrilha que vinha agindo de forma violenta, usando armamento pesado, para roubar principalmente cargas de eletrônicos a BR-381.

Segundo informações da PC, a investigação teve início em fevereiro deste ano, quando a quadrilha tentou roubar um caminhão com uma carga de eletrônicos, mas conseguiu pegar somente as armas ao render a escolta que acompanhava o caminhão. Neste roubo, foram levadas, mediante violência, uma escopeta calibre 12, uma pistola 380, um revólver 38 e dois coletes à prova de balas.

A PC identificou várias ações criminosas do grupo na BR-381, entre os municípios de São Joaquim de Bicas e Itatiaiuçu, nas regiões metropolitana de Belo Horizonte e Central do Estado, respectivamente. Os suspeitos abordavam veículos de transporte, quase sempre de equipamentos eletrônicos, com o objetivo de roubar a carga e as armas da escolta. Outra ação do grupo ocorreu no dia 6 de maio, quando foram roubados também coletes balísticos e armas da escolta de uma carga de videogames, que era transportada em um contêiner.

Um fato destacado pelo delegado Hugo Arruda, que coordenou as ações policiais, é que um do integrantes da quadrilha, Douglas Leonardo, era cabo do Exército Brasileiro, tendo dado baixa em fevereiro deste ano. "Tudo leva a crer que ele atuava na linha de frente, na abordagem dos motoristas. Ele aproveitava sua qualificação e treinamento oficial para oferecer mais segurança à quadrilha", afirmou.

Produtos recuperados

Durante a operação "Alibabá", a polícia recuperou parte dos produtos eletrônicos roubados, um veículo Fiat/Fiorino também roubado e com sinal de identificação adulterado e um "Jammer", aparelho bloqueador de sinais.

Fonte e fotos: 6ª Delegacia Especializada/Delegados Marcus Vinícius Lobo e Hugo Arruda