Poços de Caldas (MG) apresenta resultados do projeto Assistência Nutricional nas Empresas


Ação teve como foco a realização de atendimento aos profissionais do transporte

O SEST SENAT de Poços de Caldas (MG) é uma das dez Unidades que participa do projeto piloto da COPS (Coordenação de Promoção Social) DEX - Assistência Nutricional nas Empresas. A nutricionista da Unidade, Valéria Campomori, faz parte da comissão técnica que elaborou a proposta e que prevê a realização de atendimento nutricional dentro das empresas de transporte. O objetivo é a melhoria da qualidade de vida, prevenção de doenças e reeducação alimentar destes profissionais. As ações iniciaram em junho de 2015 e serão concluídas em dezembro de 2015.

Funcionários foram atendidos nas dependências da própria empresa em uma primeira avaliação, e posteriormente continuaram o acompanhamento nutricional na clínica de avaliação do SEST SENAT. Foi realizada uma avalição das condições relativas ao peso, altura, IMC e hábitos alimentares, identificando um diagnóstico e iniciando o tratamento por meio de orientações e prescrição de dieta.

Esta formatação do projeto proporcionou o alcance de resultados extraordinários aos trabalhadores do transporte, conforme evidenciado nos exemplos abaixo.

1. Vinícius Gonçalves de Faria – Colaborador da empresa Auto Ônibus Circullare - paciente também apresentava no início do tratamento peso = 100,3kg e cintura = 102 cm. Não se alimentava bem, era sedentário, e após a avaliação início dieta, atividade física e reeducação alimentar, em um período de 10 meses eliminou 20kg e 13 cm de cintura, o paciente continua em acompanhamento na unidade agora trimestral na Unidade.

2. José Sebastião de Azevedo – Colaborador da empresa Auto Ônibus Circullare - Iniciou o acompanhamento através do Projeto Assistência Nutricional nas Empresas, também após avaliação e orientação nutricional, dieta e atividade física eliminou 9,5kg e 16cm de cintura em um período de seis meses.

3. Nelson de Freitas Ribeiro – Colaborador da Auto Ônibus Circullare. No início do acompanhamento pesava 122,4 kg e sua circunferência da cintura era igual a 127cm, o que o classificava como obeso e com alto risco para doenças cardíacas e metabólicas. Em seis meses, com dieta e mudança de hábitos, atividade física, o mesmo conseguiu eliminar 35kg e 27 centímetros de cintura, proporcionando-o uma vida mais saudável, com mais qualidade e bem estar (palavras essas do próprio paciente). Nelson também era portador de hipertensão arterial e após a perda de peso o médico retirou os medicamentos.

4. Luis Flávio Rangel Bitencourt – Funcionário do SEST SENAT – Também foi destaque no acompanhamento nutricional que através da reeducação alimentar conseguiu melhorar sua alimentação, adquiriu hábitos mais saudáveis, iniciou atividade física e em um período de 12 meses eliminou 20 kg e diminuiu 13cm na circunferência da cintura.

Foto: divulgaçãoFonte: Portal Sest Senat