Pesquisa CNT de Rodovias 2023 revela situação crítica nas rodovias de Minas Gerais
A Pesquisa CNT de Rodovias lançou luz sobre a condição preocupante das rodovias em Minas Gerais, onde 15.605 km foram meticulosamente avaliados, representando 14,0% do total pesquisado no Brasil.
Principais constatações:
- Estado Geral:
- 78,7% da malha pavimentada apresenta problemas, classificada como regular, ruim ou péssima.
- 21,3% é considerada ótima ou boa.
- Pavimento:
- 70,6% da extensão da malha rodoviária avaliada apresenta problemas.
- 29,4% está em condição satisfatória.
- 0,7% tem o pavimento totalmente destruído.
- Sinalização:
- 75,3% da extensão é considerada regular, ruim ou péssima.
- 24,7% é ótima ou boa.
- 8,3% carece de faixa central, e 15,9% não possui faixas laterais.
- Geometria da Via:
- 80,5% apresenta algum tipo de problema.
- 19,5% está ótima ou boa.
- 88,4% são pistas simples.
- 59,3% não têm acostamento.
- 22,9% dos trechos com curvas perigosas não têm sinalização.
- Pontos Críticos:
- 403 pontos críticos identificados no estado.
- Custo Operacional:
- As condições do pavimento resultam em um aumento de 42,2% no custo operacional do transporte, afetando a competitividade e os preços dos produtos.
- Investimentos Necessários:
- São necessários R$ 16,63 bilhões para a recuperação emergencial (reconstrução, restauração) e manutenção das rodovias em Minas Gerais.
- Custo dos Acidentes:
- O prejuízo gerado por acidentes foi de R$ 1,75 bilhão em 2022, enquanto o governo gastou R$ 67,06 milhões em obras de infraestrutura rodoviária.
- Impacto Ambiental:
- Estima-se que o consumo desnecessário de R$ 198,1 milhões de litros de diesel em 2023 devido à má qualidade do pavimento custará R$ 1,30 bilhão aos transportadores.
- Investimentos Realizados:
- Dos R$ 497,39 milhões autorizados pelo governo federal para a infraestrutura rodoviária em Minas Gerais em 2023, apenas R$ 36,05 milhões (7,2%) foram investidos até setembro.
Esses dados destacam a urgência de ações efetivas e investimentos significativos para reverter a situação crítica das rodovias no estado, visando melhorias na segurança, competitividade e sustentabilidade.