Pedágio passa ser cobrado por trecho rodado no 2º semestre e tarifa pode baixar


Os pedágios, a partir do segundo semestre desse ano, cobrarão tarifas equivalentes apenas ao trecho percorrido na rodovia. Assim, automóveis brasileiros poderão passar por estradas federais privatizadas sem parar nos pedágios.

Em 30 de junho entra em vigor o Siniav (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos). Por ele, serão instalados chips nos veículos que permitirão ao governo verificar quando os veículos entram e saem das estradas. O sistema já está em fase experimental em algumas estradas privatizadas do interior de São Paulo. Com a nova tecnologia, a estimativa do governo é de que o preço das tarifas possa cair até 30%. Espera-se que a cobrança seja mais justa com o novo método de cobrança e resulte tarifas mais baixas, além de aumentar a receita da concessionária. O Siniav funciona de maneira similar aos implantados para cobrança de pedágio por empresas privadas, como Sem Parar, Conect Car e Auto Expresso. Neles, o chip abre a cancela dos postos de pedágio e registra o custo, sem que o motorista tenha de parar. É esse mesmo chip que vai registrar as entradas e saídas dos carros nas estradas. A cobrança pode ser feita através de faturas ou por descontos dos créditos do dono do veículo. Para que a nova cobrança comece a valer ainda este ano, espera-se que não haja prorrogação da instalação do sistema e que sejam feitos ajustes burocráticos. Mais da metade das rodovias concedias de São Paulo já possuem tecnologia para fazer a adaptação. Em quatro rodovias de São Paulo, os motoristas já podem pagar por quilômetro rodado nas estradas federais através de sistemas pré e pós-pagos, junto de taxa de adesão, mensalidades ou taxa de carregamento de créditos. Nos EUA, o sistema recebe o nome de “free flow”, algo como “fluxo livre”, já que o motorista não precisa parar para fazer o pagamento. O sistema já existe nos EUA e, para os que não possuem registro para pagamento, câmeras instaladas tiram fotos das placas caso e as cobranças são enviadas por correio para o usuário. Segundo a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), com o Siniav o usuário poderá contratar o serviço “por meio de pagamento à vista, pré ou pós-pago; realizar a transação em cabine específica, onde não há necessidade de parada; evitar filas nas cabines manuais, sem paradas e arrancadas; e diminuir o consumo de combustível, de emissões de gases poluentes e de custos do veículo, como freios e suspensão”. Em 2016, todos os carros devem passar pelo processo de emplacamento eletrônico, ainda sem definição de como ocorrerá o processo. O Siniav deve melhor a segurança, mobilidade e produtividade das estradas, além de permitir ao setor privado uma oferta de novos serviços, como acesso automático a estacionamentos, condomínios e serviços de abastecimento. Os principais benefícios do sistema, entretanto, são para a segurança pública, permitindo que veículos irregulares possam ser encontrados pelos sistemas de rádio; o monitoramento também dirá se os carros circulam com IPVA ou licenciamento vencidos. Fonte: Setcesp