Parabéns, Fetcesp!
O presidente da FETCESP, Carlos Panzan, comenta que a Federação, sempre atenta às demandas do setor, realiza várias ações e participa de reuniões e audiências públicas. “O nosso objetivo é promover melhorias para a gestão das empresas do TRC”, observa Carlos Panzan.
Ao longo dos anos vários acontecimentos marcaram a história da FETCESP. “As conquistas e avanços são resultado do trabalho unido das entidades, como a FETCESP, CNT, NTC&Logística, associações, federações e sindicatos. Assim as lideranças têm realizado um trabalho contínuo e determinado para encaminhar e defender as necessidades do setor”, avalia Carlos Panzan.
Em 2021 a FETCESP permanece mobilizada nas ações em defesa dos interesses do TRC em diversos temas como enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, desoneração da folha de pagamento, reforma tributária, questões trabalhistas, reforma administrativa e segurança, entre outros.
“Neste momento é importante nos unirmos, cada vez mais, para preservar vidas. Mostrar que o setor de transporte rodoviário de cargas é solidário, sempre contribuindo com a sociedade em situações adversas. Afinal, juntos somos mais fortes”, destaca Carlos Panzan.
A FETCESP tem como associados os seguintes sindicatos: Setrans (ABC Paulista); Setcata (Araçatuba); Setcar (Araraquara); Sindbru (Bauru); Sindicamp (Campinas); Sindisan (Litoral Paulista); Sindetrap (Piracicaba); Sindecar (Porto Ferreira); Setcapp (Presidente Prudente); Sindetrans (Ribeirão Preto); Setcarp (São José do Rio Preto); Setcesp (São Paulo); Setcarso (Sorocaba) e Sindivapa (Vale do Paraíba).
Histórico
O processo para a criação da FETCESP começou em 1986, quando o Setcesp (Sindicato de São Paulo e Região) cedeu grande parte de sua base territorial para a formação de sindicatos regionais. Assim, naquele ano uma caravana de empresários e assessores dos sindicatos de São Paulo seguiu viagem ao interior paulista para promover reuniões com empresários locais para incentivar e viabilizar a criação de novas entidades sindicais. Para criar a FETCESP era necessário cinco sindicatos e apenas três estavam formados. Em alguns anos, os tramites burocráticos da época foram vencidos e fundados mais sindicatos. Assim, em 24 de janeiro de 1989 foi criada a FETCESP com o principal objetivo de representar o transporte rodoviário de cargas (TRC) paulista em todas as esferas das administrações públicas e privadas no estado de São Paulo e em outras regiões do País.
Fonte: FETCESP