Oito em cada dez transportadoras estão com dificuldades para contratar motoristas
Estudo realizado pelo Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC) mostra que a grande maioria das empresas de transporte rodoviário de cargas de São Paulo e da região já tem dificuldade para encontrar motoristas qualificados para suprir as vagas. O IPTC destaca que 81% das empresas já percebem esta falta crítica e ressalta que 34% delas enfrentam grande rotatividade de profissionais.
De acordo com o presidente da Federação das Empresas de Transportes de Cargas em Minas Gerais, Sérgio Pedrosa, a tendência também se confirma em Minas. “Nós atribuímos esta falta de motoristas a imagem que o caminhoneiro tem do passado. Hoje em dia os caminhões são super modernos e confortáveis, a lei do motorista garante o descanso adequado, com qualidade de vida, para o motorista.”
“É um paradoxo porque o Brasil tem 16 milhões de desempregados e ao mesmo tempo as empresas de transporte não conseguem motoristas para dirigir em seus caminhões”, completa.
Segundo Pedrosa, a Federação pretende fazer campanhas publicitárias para atrair novos profissionais para serem motoristas. “Já estamos tendo êxito com escolas de motoristas através do Sest Senat e outras escolas que existem para formação de novos motoristas. É uma profissão interessante, inclusive para motorista de aplicativos, porque a remuneração mensal pode variar de R$ 2.500 por mês para caminhões menores chegando até R$ 6 mil por mês, aproximadamente, com todos os benefícios de 13º, férias.”