Obras na BR-040 estão na altura de Duque de Caxias
Primeiro dos cinco lotes previstos é executado entre os kms 103 e 97, mas cumprimento de cronograma preocupa autoridades O primeiro dos cinco lotes que integram a nova subida da serra, na BR-040, está em execução na altura de Duque de Caxias (RJ) e compreende intervenções para a implantação do sistema viário de Xerém (RJ), entre os kms 103 e 97. Outros quatro lotes, que prevêem a duplicação de 15 quilômetros do atual trecho de descida da serra e a construção de um túnel de aproximadamente cinco quilômetros, estão incluídos no projeto, cuja previsão de entrega é de três anos. No entanto, a possibilidade de a obra, orçada em R$ 900 milhões, não ser concluída até 2016 preocupa autoridades. Um dos motivos da apreensão é o fato de o cronograma da intervenção, prevista desde o começo da concessão da rodovia para a Concer, em 1995, já passou por inúmeras prorrogações. Além disso, a concessionária só tem em caixa R$ 256 milhões e espera que a diferença seja coberta por aporte financeiro anunciado pelo Governo federal ou pelo aumento do prazo da concessão, com término previsto para 2021. Com autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para a intervenção e a promessa de liberação de recursos públicos, a empresa está otimista quanto ao cumprimento da meta. A expectativa é de que a nova subida da serra solucione um dos maiores gargalos rodoviários do país. No ano passado, 19,5 milhões de veículos de passeio trafegaram pelo trecho que liga Juiz de Fora ao Rio de Janeiro e que já não comporta mais a atual demanda. Além de oferecer mais segurança, a nova serra vai encurtar a viagem em cinco quilômetros. Conforme previsto no segundo lote, o trecho de Duque de Caxias a Petrópolis será duplicado entre os quilômetros 97 e 87,5 (ver mapa). Na terceira etapa, a previsão é de construção de túnel rodoviário de quase cinco quilômetros, em Petrópolis, entre os quilômetros 87,5 e 80. O lote seguinte prevê a construção do trecho final da nova subida da serra e sua ligação com a entrada de Petrópolis pela atual pista de subida no km 82. A última intervenção prevê a ligação dos bairros Bingen e Quitandinha, no município de Petrópolis. Já o atual trecho da serra será transformada em "estrada parque". Com a eliminação do tráfego de longa distância, a proposta da concessionária é de que a pista tenha vocação turística, com foco no turismo ecológico. Segundo o diretor-presidente da Concer, Pedro Jonsson, a nova subida da serra concluirá o ciclo de grandes investimentos da concessionária no trecho. "É um projeto que prepara a BR-040 para os desafios futuros de um Brasil em franco crescimento," avalia. A iniciativa, entretanto, é vista com preocupação pelo deputado estadual do Rio de Janeiro, Bernardo Rossi (PMDB). "A Concer conta com recursos da União de mais de R$ 600 milhões e que podem ser trocados pela prorrogação do contrato com a concessionária. É uma obra difícil, que pode atrasar pela complexidade e ainda nos submeter a uma dilatação da administração da rodovia nos termos de hoje, sem compromisso com o usuário, sem o básico, como radares, iluminação, monitoramente e pistas de qualidade." O deputado federal Hugo Leal (PSC/RJ), titular na Comissão de Viação e Transportes da Câmara, defende a criação de uma comissão para fiscalização e acompanhamento dos trabalhos na rodovia, a fim de que os prazos sejam efetivamente cumpridos.
Fonte: Tribuna de Minas