Obras do Eixo Oeste do Expresso DF vão começar neste semestre


[caption id="attachment_4904" align="aligncenter" width="300"] Divulgação[/caption]

Ainda neste segundo semestre, segundo a Secretaria de Estado de Obras do DF, operários vão começar a trabalhar na construção do Eixo Oeste do Expresso DF, linha expressa de ônibus do sistema Bus Rapid Transit (BRT), em Português, Sistema de Transporte Rápido por Ônibus, que vai interligar Ceilândia, Taguatinga e Plano Piloto. No dia 2 de julho, foi assinado o contrato entre o Governo do Distrito Federal (GDF), a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Ministério das Cidades.

Segundo o presidente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Otávio Vieira da Cunha Filho, o acordo é visto com muito bons olhos pela instituição. “Brasília tem condições excepcionais de espaço urbano em termos de possibilidade de construção de corredores sem necessidade de fazer grandes desapropriações”, explica. Diferentemente de outras cidades, a capital permite essa ampliação devido aos espaços entre as vias e nas laterais com os recuos das construções.

Segundo Otávio Filho, o BRT é um sistema de alta capacidade e pode chegar a transportar até 40 mil passageiros por hora por sentido. “Não há essa demanda ainda, mas se justifica porque tem capacidade de expansão pelos próximos 15 anos”, esclarece. E, futuramente, não haverá necessidade de grandes investimentos. As alternativas serão aumentar o número de veículos articulados ou biarticulados e elevar a frequência dos ônibus nos corredores.

Para ele, investir no BRT é pensar o futuro do sistema de transporte, que é o que se deseja para todas as cidades. “Considerando que, nos últimos 20 anos, não se fez investimento nessa área, justifica plenamente agora fazer investimento no BRT para recuperar o tempo perdido, além de dar uma resposta mais rápida a essa crise de mobilidade que estamos tendo no país”, conclui.

O Expresso DF Eixo Oeste terá 39 km com túneis e viadutos. A ideia é que as pessoas que moram em Taguatinga e Ceilância tenham seu tempo de deslocamento reduzido significativamente. Hoje, a média de tempo gasto é de duas horas para ir ao trabalho, no Plano Piloto, e mais duas para voltar. Estima-se reduzir o tempo para 40 minutos em cada viagem.

A obra foi selecionada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Grandes Cidades. O investimento total, segundo a Secretaria de Obras, será de R$ 725 milhões. Desse valor, R$ 517 milhões são oriundos da União e R$ 27,2 milhões de contrapartida do GDF. Até o final do ano, a União deve liberar mais R$ 148 milhões, previstos no Orçamento-Geral da União, e o GDF entra com mais R$ 32,5 milhões.

O programa objetiva requalificar e implantar sistemas estruturantes de transporte público coletivo, além de ampliar a capacidade e promover a integração intermodal, física e tarifária do sistema de mobilidade nos grandes centros urbanos.

As intervenções que serão realizadas pelo BRT Oeste são:

- Construção do Corredor Eixo–Oeste que ligará Ceilândia, Taguatinga e Plano Piloto, com 38,7 km de extensão; - Alargamento de pistas e construção de faixas exclusivas de ônibus em vias importantes como Hélio Prates, Comercial Norte, Samdu, EPIG e ESPM; - Implantação de um sistema binário nas avenidas Comercial Norte e Samdu; - Revitalização de 4,5 km da Estrada Parque Indústria Gráficas; - Construção de quatro viadutos nas principais interseções, como a do Setor Policial Sul e a do Parque da Cidade; - Conclusão do viaduto da Estrada do Setor Policial Militar com a W3 Sul; - Construção de um túnel que ligará a EPTG à Avenida Elmo Serejo, no Centro de Taguatinga.

Expresso DF Eixo Sul

Desde o início do ano passado, as obras do Eixo Sul do Expresso DF seguem em ritmo acelerado. O corredor vai ligar as regiões do Gama, de Santa Maria, do Park Way e do entorno Sul ao Plano Piloto. A estimativa é que cerca de 220 mil pessoas usem o novo transporte diariamente. A previsão de entrega, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER/DF), órgão responsável pelas obras, é dezembro deste ano.

Corredor Eixo Sul

Projeto: corredor exclusivo Epia - 43,7 km Melhoria viária: construção de estações e terminais Sinalização Centro de controle operacional Construção de edificações operacionais

Corredor Eixo Oeste

Corredor exclusivo - Av. Hélio Prates / Epig / ESPM - 14,9 km Corredor preferencial - Ligação Av. Hélio Prates-VC 311 (Setor Hab. Sol Nascente)/Samdu e Av. Comercial / Ligação Sol Nascente - 15,9 km Complementação EPTG Túnel - Estrada Parque DF Avenida Central - 830 m

Fonte: Portal Agência CNT