Obras da BR-381 começam em 2013
Duplicação de 303 quilômetros entre BH e Governador Valadares está orçada em R$ 3,8 bilhões.
A duplicação do trecho de 303 quilômetros de extensão da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, vai, afinal, começar. Ontem, na Cidade Administrativa, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e o governador Antonio Anastasia anunciaram oficialmente o início das obras para o primeiro trimestre de 2013. A intervenção está orçada em R$ 3,8 bilhões e deve ser concluída em três anos.
A duplicação do trecho, explica o ministro, foi dividida em lotes e o edital de licitação das obras de cada um respeitou a ordem de conclusão dos respectivos projetos de engenharia, sendo que cada obra-de-arte ou túnel também foi segregado e virou um lote separado. Ontem, foi dada a partida para o processo licitatório das intervenções em seis lotes, conforme publicado no "Diário Oficial da União" (DOU).
Estes primeiros lotes não são contínuos, mas somam juntos 100,5 quilômetros de extensão e demandarão aporte de R$ 1,1 bilhão, com previsão de início dos trabalhos para o começo de 2013. A licitação deste pacote correrá sob o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), modalidade que permitirá a conclusão do processo em praticamente um terço do tempo do modelo convencional.
Neste caso, além da agilidade, vence quem oferecer o menor preço. Até o final de novembro, diz o ministro, outros cinco lotes terão seus editais de obras lançados e apenas outros dois, referentes à variante do rio Santa Bárbara, serão licitados durante 2013, mas também serão simplificados.
"Estamos falando de um projeto que, no todo, vai envolver a geração de grande número de empregos e investimento da faixa de R$ 3,8 bilhões. uma obra de grande envergadura", afirma o ministro dos Transportes. "Esta intervenção de fato é emblemática para Minas Gerais. Será um processo complexo, caro e longo, mas que começará já no início de 2013", completa o governador Antonio Anastasia.
Além dos lotes que já tiveram o edital das obras publicado, Passos detalhou os outros: um vai do trevo de Governador Valadares até Belo Oriente, com 72,8 quilômetros de extensão; outro, de Belo Oriente até o trevo de Jaguaraçu, com 160 quilômetros; mais um, do acesso sul de Nova Era até João Monlevade, de 20 quilômetros; do rio Una até o entrocamento com a MG-435, de 37,5 quilômetros e, por último, um de 31,4 quilômetros, entre a MG-435 e a MG-020.
Anel - Sobre a revitalização do Anel Rodoviário de Belo Horizonte, tanto o ministro quanto o governador adiantaram que no próximo dia 5 serão abertos os envelopes com as propostas para a execução do projeto executivo e a empresa vencedora será escolhida. "O Anel Rodoviário e a BR-381 são os grandes gargalos rodoviários de Minas Gerais, mas já estão recebendo toda a atenção", ressaltou Anastasia. No entanto, não foram dadas previsões para o início de qualquer obra na via.
Em relação ao Rodoanel, o ministro revelou que o projeto do Contorno Norte ficou por conta do governo do Estado, que deverá formar uma parceria público-privada (PPP) para tocar a obra. A via irá integrar os municípios de leste a oeste da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), fazendo uma conexão entre a BR-381 (saída para Vitória), com a mesma rodovia na saída para São Paulo, cruzando a BR-040 (saída para Brasília), além de rodovias estaduais, como a MG-010.
Segundo Passos, para o Contorno Sul, ligação viária de 35 quilômetros entre a rodovia Fernão Dias (BR-381), no local próximo à interseção com a BR-262, até a BR-040, na altura onde o Anel Rodoviário encontra a via, em Betim, na RMBH, o governo federal já está fazendo a seleção das empresas para a execução dos projetos executivos. Para o Contorno Leste, que ligará a MG-010 à MG-020, o ministro esclarece que o governo federal, em parceria com o Executivo de Minas, ainda está na fase inicial para determinar o melhor traçado da via.
Fonte: Diário do Comércio
Foto: Reprodução/TV Globo