Obra da 381 começa neste mês
Ordem de serviço será assinada segunda-feira em Ipatinga, pela presidente Dilma Rousseff
As obras de ampliação da capacidade e de modernização da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares (Vale do Rio Doce), deverão finalmente começar neste mês. Isso porque a presidente Dilma Rousseff reservou espaço em sua agenda para assinar, na próxima segunda-feira, em Ipatinga (Vale do Aço), a ordem de serviço para os sete trechos já licitados. A informação foi antecipada por fontes do Palácio do Planalto ao presidente da regional Vale do Aço da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Luciano Araújo, que está à frente do movimento Nova 381. As construtoras já estão preparadas para iniciar os trabalhos.
"Fontes do governo nos garantiram que a assinatura será na segunda-feira. Na quinta-feira (amanhã), o cerimonial e a segurança do governo federal terão uma reunião em Ipatinga para aprovar o local onde será realizado o evento. oficial, já está definida a data", garante. Inicialmente, a ideia é que a cerimônia ocorra no Parque Ipanema, às 15h. Porém, caso a área não seja aprovada será definido um outro lugar.
Ao todo, o projeto da "Rodovia da Morte" beneficia um trecho de 303 quilômetros de extensão, divididos em 11 lotes. Desse total, sete já foram licitados e dependem do aval do Palácio do Planalto para as intervenções começarem.
Parte da demora para autorização do início das obras se deve ao fato de nem todas as questões burocráticas estarem resolvidas. Isso porque as licitações foram não só para as obras. As construtoras ficaram responsáveis também pela elaboração dos projetos executivos, que são condicionantes para início de qualquer intervenção.
Agora que essa e outras questões de ordem burocrática foram solucionadas, o governo anunciará o início da parte prática. E as construtoras já estão totalmente preparadas para dar início às intervenções.
A construtora J. Dantas, que ficou responsável pelo lote 3.2, um trecho com 825 metros, com dois túneis próximos a Rio Piracicaba, é uma das que esperam que a ordem de serviço saia o mais rápido possível. Segundo o diretor da companhia, José Luiz Penido, todos os canteiros de obra já foram montados e a mão de obra contratada. No início, serão cem trabalhadores, mas no pico das intervenções passarão a ser duzentos.
Além disso, a J.Dantas já fez o projeto e conseguiu a licença ambiental e a de implantação. Todas as condicionantes também foram atendidas. O prazo contratual para o término das obras é de 36 meses, mas as expectativas da empresa são de terminar em apenas 18 meses. "Temos que trabalhar em um bom ritmo para não afetar os custos indiretos. Assim que recebermos o aval do governo iniciaremos os trabalhos", afirma.
Os outros quatro lotes não licitados terão o leilão realizado amanhã. A concorrência estava marcada para o dia 15 de abril, mas foi adiada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a pedido das construtoras interessadas. O trecho corresponde a 70,9 quilômetros. Procurado pela reportagem, o Dnit não se pronunciou sobre o assunto, nem confirmou as datas.
Fonte: Diário do Comércio