NTC&Logística convida para importantes eventos da entidade
A Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de Minas Gerais e o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais - FETCEMG e SETCEMG - vem por meio deste, em nome da NTC&Logística, convidá-lo a participar, de dois importantes eventos de nosso setor: o Seminário “Raio X da Comercialização do Transporte de Cargas no Brasil”, a ser realizado às 8h30 do dia 8 de abril de 2014 – na sede da NTC – São Paulo e o XIV Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas, às 9 horas do dia 16 de abril de 2014 – no Auditório Nereu Ramos – Câmara dos Deputados – Brasília.
O fato é que a NTC&Logística tem observado com grande preocupação a crescente redução da margem das empresas do nosso setor. Nos últimos dias o Presidente da Entidade, José Hélio Fernandes, teve a oportunidade de conversar com empresários de várias partes do Brasil e inúmeras especialidades: o problema se repete em todos os casos.
A pressão vem sendo intensa por todos os lados: os embarcadores exigem que lhes prestemos cada vez mais serviços; o poder público ora se omite, como por exemplo, nos casos da falta infraestrutura, o que dificulta a implantação da Lei 12.619 e da regulamentação da Lei Mario Negromonte, o que agrava os custos de gerenciamento de riscos e segurança; ora dificulta a circulação de nossos veículos com restrições crescentes ao tráfego de caminhões. Nada disso vem acompanhado do devido ajuste tarifário.
O resultado é o que pode ser visto em publicações especializadas que mostram e analisam os balanços das empresas, demonstrando que os casos de maior sucesso quanto ao resultado estão sempre abaixo de dois dígitos sendo que a maioria flerta com o número zero ou, mais frequentemente ainda, com o sinal de menos. Isso sem contar que as amostras consideradas possuem viés otimista, pois incluem apenas as empresas que ainda têm a coragem de permitir a publicação de seus números, o que nos faz inferir que a situação é ainda pior a que a espelhada pela imprensa.
O que fazer, então?
O certo é que não podemos sucumbir. A NTC tem trabalhado em duas frentes, a primeira exatamente junto ao poder público, no sentido de buscar uma legislação que nos dê um mínimo de segurança jurídica e tranquilidade tributária; a outra frente, entretanto, é aquela que depende do próprio empresariado, pois implica em conhecimento exato dos números de cada empresa e de uma comercialização salutar.
Na verdade, precisamos de uma grande mobilização nacional de todo o setor; precisamos nos debruçar em torno desses temas. É com esse espírito que estamos realizando ambos os eventos. Durante o Seminário “Raio X da Comercialização do Transporte de Cargas no Brasil”, serão apresentados estudos e palestras do corpo técnico da NTC e de profissionais da Fundação Dom Cabral e da Fundação Getúlio Vargas, vamos conhecer os números, as tendências do mercado e debater intensamente soluções para que o nosso setor possa exercer uma comercialização mais saudável e mais rentável.
Já, durante o XIV Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas, trataremos dos de diversos entraves à nossa atividade cuja solução depende ações do poder Público, entre os quais os custos de gerenciamento de riscos por falta de segurança, as restrições de trânsito nos centros urbanos, a questão da terceirização de mão de obra, a Lei 12.619, entre outros assuntos.
Certo de poder contar com o seu imprescindível apoio em mais esta jornada, peço a gentileza de confirmar sua presença junto à Secretaria da Presidência da NTC, com a Sra. Roseli Amorim, através do e-mail presidencia@ntc.org.br ou do telefone 11 2632-1503.
Atenciosamente, FETCEMG e SETCEMG