NTC& DIVULGA INTC – ÍNDICE NACIONAL DE CUSTOS DE TRANSPORTE DE CARGA FRACIONADA E O ÍNDICE NACIONAL DE CUSTOS DE TRANSPORTE DE CARGA LOTAÇÃO


A NTC&LOGÍSTICA informa que a variação média do (INCTF[1] DECOPE/NTC) foi de (0,18%) no mês de fevereiro e acumula nos últimos doze meses 4,73%, entre abril de 2022 e março de 2023 (março de 2023*/- sobre março de 2022 ou ainda, nos últimos doze meses).

O DECOPE – Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas da NTC&Logística, é responsável por estudos técnicos, voltados à apuração de custos de transporte rodoviário de cargas e logística, estatística do setor, estudos macroeconômicos e formação de índices de custos referenciais que medem a inflação do setor, dentre eles os dois com mais destaque são o INCTF – Índice Nacional de Custos de Transporte de Carga Fracionada e o Índice Nacional de Custos de Transporte de Carga Lotação, o INCTL.

O INCTF e INCTL têm como objetivo principal medir a evolução dos custos operacionais de transporte rodoviário de cargas e são índices do setor de transporte com grande repercussão e credibilidade, publicado no site da NTC e por todas as entidades que representam o transporte (Sindicatos e Federações), bem como em outros meios de comunicação. Eles servem ainda como instrumento de atualização de contratos públicos e privados no mercado de frete.

Veja o relatório completo no link que segue: https://www.portalntc.org.br/wp-content/uploads/Relatorio-do-indice-do-TRC_0323.pdf