Novo extintor e tag SINIAV adiados


Após pedido do Ministério das Cidades, feito na segunda-feira (15) ao Departamento Nacional de Trânsito (Detran), o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu adiar novamente a data limite para que os motoristas instalem os extintores de incêndio tipo "ABC" nos carros. Agora, o prazo vai até o dia 1º de outubro e, a partir dessa data, quem não tiver o novo extintor fica sujeito a multa de R$ 127,69 e a perda de cinco pontos na carteira de habilitação.

Essa é a terceira vez que o prazo é adiado. Nas outras prorrogações, o motivo informado pelo ministério era a dificuldade de motoristas encontrarem o novo modelo de extintor. Dessa vez o motivo não foi informado.

Os carros fabricados a partir de 2010 já são equipados com esse tipo de extintor, com carga à base de bicarbonato de sódio e validade de cinco anos. Os antigos extintores, da categoria "BC", são eficazes somente contra chamas em equipamentos elétricos ou provocadas por líquidos inflamáveis.

Tag Siniav

O Contran decidiu prorrogar para o dia 1° de janeiro de 2016 o início do Emplacamento Eletrônico - Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (SINIAV) para que veículos nacionais e importados possam ter instalada a “Tag Siniav”.

O uso do dispositivo de identificação eletrônico serve para a prevenção, fiscalização e a repressão ao furto e roubo de veículos e de cargas no país.

Com informações d'O Tempo

Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil