Nota de esclarecimento – Paralisação de caminhoneiros


A Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg) esclarece que não há qualquer relação das entidades mineiras dos transportadores com a paralisação dos caminhoneiros que ocorre desde a tarde de domingo (22) em diversos Estados, incluindo Minas Gerais.

Entre as justificativas dos profissionais para o movimento estão o alto preço do combustível, a falta de pontos de parada de descanso, a falta de infraestrutura das rodovias e os baixos valores dos fretes. “Embora haja informações desencontradas sobre os reais motivos da paralisação e a falta de uma liderança clara, todas as reivindicações divulgadas são legítimas. Mas para as entidades, a forma ideal de buscar reajustes e melhorias não é promovendo movimentos de paralisação, e sim, gerar ações específicas junto ao governo e embarcadores”, esclarece o presidente da Fetcemg, Vander Costa.

A entidade reforça que seus representantes participam ativamente de fóruns que envolvem toda a organização civil para a discussão de projetos que beneficiem o setor. Tanto a Federação quanto os seus sindicatos filiados possuem assento em diversos conselhos estaduais, optando sempre pelo diálogo com as autoridades. “A Fetcemg é contra todo tipo de manifestação que afeta a sociedade. Caminhão parado nas rodovias significa prejuízo também para os transportadores, que ficam sem ter como cumprir os cronogramas dos seus clientes”, destaca o dirigente.

Foto: G1