Nota de esclarecimento da NTC sobre reportagem exibida no programa Fantástico, da TV Globo, no dia 22 de novembro


Durante entrevista concedida no último dia 19 para o programa Fantástico, a pedido da Confederação Nacional do Transporte, o presidente da NTC&Logística, José Hélio Fernandes, respondeu diversas perguntas sobre a jornada de trabalho e uso de drogas por motoristas de caminhão. De forma minuciosa, Fernandes enfatizou o nascimento da Lei nº 12.619/12 e como essa foi alterada no Congresso Nacional, dando origem à atual Lei nº 13.103/15.

Na entrevista, o presidente da NTC deixou claro que as entidades de representação do setor, que participam ativamente para aprovar leis que visam controlar a jornada de trabalho dos motoristas, incluindo a realização de exames para detectar o uso de álcool e qualquer tipo de substância tóxica, não são coniventes com as práticas mencionadas na reportagem.

A informação, quando editada, não traz a mensagem e importância destacadas nas respostas às perguntas pelo presidente da NTC com a qual a temática é tratada pelas entidades do setor, sendo esse o motivo desse pronunciamento.

O próprio Ministério Público do Trabalho reconhece a luta do transporte rodoviário de carga contra tais práticas, que, caso existam, são exceções e não a regra do setor.