Mudanças na RNTRC trazem mais exigências para as transportadoras


As mudanças nas regras para o recadastramento do registro nacional de transportadores rodoviários de cargas, o RNTRC, foram pauta da palestra promovida pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Juiz de Fora (SETCJF), nesta terça-feira, 17, no SEST SENAT. Durante o evento, foram apresentadas as novidades e como as empresas do setor devem proceder a partir de agora para regularizarem seus registros junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Estiveram presentes o presidente do SETCJF, Alexandre Picorelli Assis, o gerente do SETCJF, Osvaldo Filho, o assessor jurídico do sindicato, Wagner Garcia e representantes de diversas empresas de transporte de carga de Juiz de Fora e região.

O gerente do SETCJF discorreu sobre as mudanças feitas pela ANTT, detalhando cada procedimento. Um dos pontos fortes das mudanças citados na palestra são os novos métodos de identificação dos caminhões. A partir de agora, o uso de TAGs eletrônicas e adesivos contendo tarja metalizada e QR-code é obrigatório para toda a frota das empresas. Filho explica que nas Tags irão constar todas as informações referentes a documentação do veículo e empresa. E que as etiquetas personalizadas complementam essa identificação, contendo informações únicas do veículo, como numeração de registro, que serão lidas pelos tablets de fiscalização. Todos esses equipamentos visam aumentar a segurança das empresas.

O presidente do SETCJF, Alexandre Picorelli levantou a questão sobre o aumento das responsabilidades exigidas das empresas pela ANTT com essas mudanças. E salientou que o sindicato está apto a auxiliar as transportadoras, já que a renovação do registro poderá ser feita somente na entidade, que é um ponto credenciado pela ANTT na cidade de Juiz de Fora.