“Mudança não é questão de se perder tempo”, diz Max Gehringer a funcionários do Sest Senat


O comentarista da rádio CBN e Rede Globo e administrador de empresas fez palestra em Brasília durante o 1° Workshop Sest Senat Integração e Desafio

O administrador de empresas e comentarista da rádio CBN e da Rede Globo, Max Gehringer, destacou a importância de determinadas mudanças no ambiente corporativo para o sucesso do trabalho realizado. Segundo ele, todas as organizações se encontram em um dos seguintes momentos: alguma coisa mudou, está mudando ou precisa mudar. “É necessário entender que mudança não é questão de se perder tempo, mas de se ganhar tempo”, disse Gehringer, nessa quinta-feira (13), durante o 1° Workshop Sest Senat Integração e Desafio, em Brasília (DF).

As alterações ideais em uma corporação, conforme o administrador e comentarista, são aquelas que acontecem gradativamente. “De repente, todos percebem que a empresa está bem diferente em relação ao que era anos atrás.” Gehringer ressaltou a necessidade de estar aberto às modificações que surgem em determinados momentos. A acomodação e a não aceitação de atitudes que trazem novidades para o trabalho em equipe podem ser comportamentos prejudiciais ao ambiente corporativo. Determinadas mudanças são imprescindíveis e ocorrem para marcar uma nova fase da empresa, seja ela pública ou privada. A importância de se contratar profissionais que levem harmonia para o ambiente corporativo também foi destacada pelo comentarista da rádio CBN e da Rede Globo. Ele considera que algumas características da personalidade do profissional podem trazer ganhos relevantes para o trabalho de qualidade, sendo, muitas vezes, mais importantes que o próprio currículo. Na avaliação de Gehringer, o gestor que faz a contratação também deve estar atento para promover o equilíbrio entre bons profissionais que têm ambição de crescer e outros que também são bons, sem serem tão ambiciosos. “Não podemos contratar somente pessoas que têm ambição de progresso rápido, porque não vamos poder oferecer tudo que elas esperam. Muitas vezes, preferi contratar pessoas que não tinham tanta ambição, mas que eram também dedicadas ao que faziam.” Sobre o período ideal que um profissional deve permanecer em uma empresa, o administrador e comentarista afirmou que não há regra. Mudar de emprego com mais frequência pode trazer pontos positivos para o profissional, mas permanecer anos em uma mesma empresa que oferece qualidade de vida e boas condições de trabalho também pode ser muito positivo. “Procuramos respeito, dignidade e oportunidade em um emprego. Queremos a oportunidade de mostrar o que sabemos. Se a pessoa encontra uma organização assim, com oportunidade, remuneração e bom ambiente, não tem motivo para sair. Pode permanecer nela por toda a vida”, afirmou Gehringer, ao ressaltar ainda que nem sempre um bom salário é o que segura o profissional na empresa.

Foto: Sérgio Alberto