Motorista Nota 10: “Não basta apenas ter carteira de habilitação”
Para dirigir um caminhão atualmente, não basta apenas ter a carteira de habilitação. É preciso muito mais. Quem faz essa constatação é o Luis de Moraes Secundino, 39 anos, motorista-instrutor da Transportadora Nova Era. “Há uma série de normas e regulamentações vigentes. Além disso, os caminhões estão cada vez mais tecnológicos”, afirma.
A Transportadora Nova Era possui um frota de mais de 120 caminhões e Luis de Moraes é figurinha carimbada entre os funcionários. É por ele primeiro que passam os candidatos e novos funcionários contratados pela empresa. Luis de Moraes faz avaliação inicial se o profissional está apto ou não. Além disso, treina e prepara os motoristas sobre as ferramentas e tecnologias do caminhão; condições de economia e direção segura. “Todo dia eu aprendo algo novo. Ensinar é aprender”, afirma. “Gosto de instruir, de orientar, de mostrar como funciona a empresa, o caminhão e como são os clientes”, enumera. “Ensinar a gama de temas que envolvem o setor. Direção segura e a prática dela”, enfatiza.
Luis de Moraes entrou para a Transportadora Nova Era em 2008 como caminhoneiro. E desempenha o papel de motorista-instrutor desde 2014. Para ele, a experiência da estrada e a atividade como instrutor lhe trouxeram a oportunidade de conhecer a realidade dos dois lados. Não à toa, uma das suas atividades é fazer o acompanhamento da primeira viagem na estrada do novo motorista que entra para a transportadora.
Natural de Nova Era, em Minas Gerais, Luis de Moraes é casado há 19 anos com Izabel Cristina Brasil, de 42 e é pai de um adolescente de 15 anos e uma menina de cinco. Ele e a família moram em Betim desde 2005. Caminhoneiro há 13 anos, ele conta que sua entrada para esta profissão ocorreu por curiosidade própria e por influência dos amigos. “Eu convivia com amigos caminhoneiros”, revela. “Tenho amizade de longa data com eles até hoje”, constata.
“Gosto do que faço, gosto de viajar e de ser caminhoneiro. Gosto de ser instrutor e tenho que estar sempre atualizado”, observa, logo após citar os cursos de capacitação do Sest Senat como fundamentais para o aprimoramento da atividade profissional.
Sobre ser indicado como o Motorista Nota 10, ele se diz surpreso, pois tem outros colegas também muito bons na empresa. “É uma satisfação enorme ser reconhecido. Trabalho para ser um bom profissional”, conclui.