Mobilização contra o uso de álcool e drogas realizou mais de 145 mil atendimentos
O SEST SENAT realizou mais uma edição da Mobilização Nacional de Combate ao Uso de Álcool e Drogas nas Rodovias. Com o conceito “Não espere chegar ao limite. O SEST SENAT ajuda você”, a iniciativa teve o objetivo de fazer com que a pessoa reflita sobre a importância de procurar ajuda antes que seja tarde demais. Com 465 pontos por todo o Brasil, a mobilização realizou mais de 145 mil atendimentos.
Além da tradicional conscientização sobre os riscos do consumo de álcool e drogas, a ação chamou a atenção para aspectos da saúde física e emocional que servem como gatilhos para o uso dessas substâncias. A mobilização ocorreu em postos de gasolina, empresas, terminais e nos principais locais de trânsito e de parada de motoristas profissionais do transporte rodoviário de cargas e de passageiros, caminhoneiros autônomos e comunidade.
“Nós estamos aqui para orientar sobre a importância de evitar o uso desse tipo de substância porque, muitas vezes, além de causar dependência, afeta parte importante do bom funcionamento do funcionário do transporte nas estradas, como a coordenação motora, o senso de direção e percepção espacial”, alerta Ailton Cortez da Silva, psicólogo do SEST SENAT.
Devido ao alto índice de preconceito, é muito importante um acolhimento empático e livre de julgamentos por parte dos profissionais da área da saúde. Esta é uma característica do SEST SENAT reconhecida pelos trabalhadores do transporte.
O SEST SENAT disponibiliza atendimentos online e presencial com psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas oferecidos pelas unidades localizadas em todo o Brasil. Isso permite que, mesmo à distância, devido a rotina dos motoristas, seja possível cuidar do corpo e da mente com acompanhamento profissional. Além dessas especialidades, a instituição também disponibiliza atendimentos de odontologia. As consultas são gratuitas para trabalhadores do transporte com cadastro regular no SEST SENAT e são oferecidas a preços acessíveis para o público em geral. Para saber mais, basta entrar em contato com a unidade do SEST SENAT mais próxima. Saiba mais em sestsenat.org.br/unidades.
Fonte e imagem: Sest Senat