Minas participa do Seminário Raízen Sudeste


A Fetcemg e o Setcemg participaram do Seminário Raízen Sudeste, Roubos de Cargas, Fraudes e Delitos Conexos na cidade de Mairinque (SP), nesta terça-feira (29). No encontro foram discutidas estratégias de policiamento, inovações, tecnologias aplicáveis à segurança viária e o enfrentamento ao roubo de carga.

O assessor de Segurança Patrimonial da Fetcemg e Setcemg, Ivanildo Santos; o delegado da Delegacia Especializada em Investigação e Repressão ao Furto, Roubo e Desvio de Carga, Rafael Azevedo; e e o Capitão da Polícia Rodoviária de Minas Gerais, João Luiz, participaram da exposição do terceiro painel do evento.

Ivanildo apresentou o trabalho que realiza junto às transportadoras e a força policial do estado de Minas Gerais, com resultados efetivos na recuperação das cargas e caminhões. Por meio do Grupo Técnico de Trabalho de Segurança do Setcemg, as entidades do transporte e as instituições policiais têm informações em tempo real das ocorrências com a criação de grupos de WhatsApp. “Isso possibilita a ação imediata de combate, além de inibir a migração do crime”, diz Ivanildo.

No entanto, ele ressaltou a importância de uma legislação que coíba e penalize a receptação de carga. “Minas está ficando para trás neste sentido, pois oito estados da federação já têm leis que cassam alvarás de receptadores”, diz.

Participação

O evento contou com a presença de diversos órgãos de Segurança Pública da Região Sudeste e Sul do país (ES, MG, RJ, SP, PR e SP), parlamentares federais, e entidades dos transportadores, dentre elas a Fetcemg, representada por seu presidente, Sérgio Pedrosa.

O coronel da reserva remunerada integrante da Raízen, Rosano Augusto Souza, acredita que o principal objetivo do evento foi alcançado. “O evento atingiu seus objetivos e gera uma expectativa para fazer o próximo encontro para reforçar ainda mais a integração e atuação ostensiva para combater os desvios, furtos e roubos de cargas”, afirmou.

Fotos: Divulgação Raízen