Minas Livre para Crescer, programa de desburocratização do estado, apresenta resultados
Durante todo o ano de 2020, a FETCEMG apoiou o Minas Livre para Crescer, programa estadual de desburocratização criado pelo governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE) no fim de 2019.
O objetivo do programa é tornar Minas Gerais o estado mais livre para se empreender do Brasil, com mais competividade e atrativos para se investir, propiciando o crescimento econômico e a geração de emprego e renda.
O Minas Livre para Crescer conta com o apoio de empreendedores e futuros empreendedores, e entidades parceiras – entre elas a FETCEMG - para identificação de normas e medidas que podem ser modificadas para a melhoria do ambiente de negócios, com foco na desburocratização da atividade estatal pela simplificação de procedimentos e otimização da legislação, de forma a estabelecer garantias à livre iniciativa.
Resumindo, por meio de um simples cadastro, você informa ao governo se existe alguma lei ou norma que impacta negativamente no seu negócio ou no seu segmento de atuação que possa ser desburocratizada e/ou simplificada.
Em todo o ano, esse canal direto entre empreendedores e governo estadual propiciou a revisão de 215 propostas. Dessas, foram aprovadas 95; 108 estão em análise; e apenas 10 foram recusadas. Foram demandados 28 entes públicos.
Veja o relatório de atividades do Minas Livre para Crescer em 2020 na íntegra. Se quiser participar, responda este formulário. É bem simples!