MINAS LIVRE PARA CRESCER: CAMINHO PARA A DESBUROCRATIZAÇÃO


Ter uma economia que valoriza o empreendedorismo é ter uma economia dinâmica, aberta aos avanços culturais e tecnológicos e ao mesmo tempo flexível e adaptável às mudanças necessárias em momentos de crise.

No entanto, todo brasileiro sabe que a complexidade burocrática e a falta de uniformidade dos processos entre regiões do país são um dos maiores desafios de quem quer empreender.

O relatório Doing Business, do Banco Mundial, que avalia as leis e as regulações que facilitam ou dificultam as atividades das empresas em 190 países, colocou o Brasil no 124º lugar entre as nações mais burocráticas. Esse resultado se deve, segundo o banco, ao pequeno número de reformas que foram implementadas, principalmente em comparação com outras economias que fizeram reformas mais profundas.

Continue a leitura desse artigo para saber mais sobre como os empreendedores sofrem com a burocracia no Brasil e como o programa Minas Livre para Crescer pode ajudá-los.

Tempo é dinheiro! Mas com essa burocracia...

Outro estudo, esse intitulado ‘ Burocracia nos Negócios: os desafios de um empreendedor no Brasil ’, da Endeavor com apoio da EY e da SEDI, identificou que, no Brasil, são necessários em média 129 dias para abrir uma empresa, variando de 24, em Uberlândia (MG), até 304, em Caxias do Sul (RS), e outros 153 dias para se regularizar um imóvel.

Além disso, detectou que um empreendedor brasileiro precisa preencher, em média, 7,6 fichas nos demonstrativos de apuração do ICMS, sendo que essa quantidade varia entre 3 e 19 fichas, dependendo do estado.

O estudo aponta também que, entre janeiro de 2012 e dezembro de 2014, foram publicados, em média, 202 decretos de atualizações tributárias por estado, ou seja, 5,6 novos decretos para o empreendedor acompanhar todo mês.

É muita informação e muita burocracia!

E como desburocratizar?

Com o objetivo de gerar mais competitividade e, consequentemente, mais emprego e renda para a população mineira, o governo do estado vem trabalhando na adoção de medidas para desburocratização, simplificação e garantia de livre iniciativa para minimizar a intervenção do estado na atividade econômica.

Os empresários mineiros afetados pela burocracia agora poderão elencar os principais entraves na legislação atual e contribuir para a desburocratização dos processos. Ou seja, basta dizer o que está impedindo o SEU negócio de avançar que o governo vai te ouvir, por meio da Fetcemg.

O Minas Livre para Crescer

Você deseja melhorar o ambiente de negócios em Minas Gerais? Quer desburocratizar alguma norma ou lei que IMPEDE a sua empresa de CRESCER? Então você precisa participar do Minas Livre para Crescer.

Lançado em dezembro de 2019, o Minas Livre Para Crescer é o programa da liberdade econômica do estado.

O Minas Livre para Crescer conta com o apoio de empreendedores e futuros empreendedores, e entidades parceiras para identificação de normas e medidas que podem ser modificadas para a melhoria do ambiente de negócios, com foco na desburocratização da atividade estatal pela simplificação de procedimentos e otimização da legislação, de forma a estabelecer garantias à livre iniciativa.

Minas Gerais será pioneira na aplicação das diretrizes da Lei de Liberdade Econômica em sua legislação e procedimentos que influenciam o ambiente de negócios.

O objetivo é diminuir as burocracias e os custos para novos empreendimentos e, consequentemente, gerar mais emprego e renda para a população mineira.

Participar do Minas Livre para Crescer é muito fácil

Participar é muito simples: basta preencher um simples formulário e informar se existe alguma lei ou norma que impacta negativamente no seu negócio ou no segmento de atuação que possa ser desburocratizada e/ou simplificada. 

E depois de responder?

A Fetcemg reunirá as solicitações do setor de transporte de cargas e enviará diretamente para o governo do estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE). Todos os requerimentos e questionamentos receberão uma resposta do governo.

Portanto, não perca tempo e participe desse que é o maior programa de liberdade econômica da história de Minas Gerais.

Preencha o formulário do Minas Livre para Crescer. É bem simples!

Gostou do texto? Conte para a gente se você sofre com a burocracia. Deixe um comentário!