Maio é o mês de reflexão sobre a violência no trânsito
Campanha Maio Amarelo visa mobilizar e envolver sociedade, órgãos de governos, empresas e entidades de classe; entidades do transporte planejam ações para marcar a campanha
Com o início do mês de maio, as entidades representativas do transporte reforçam a mobilização pela campanha Maio Amarelo, movimento internacional criado para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo.
Mais do que ressaltar os altos índices de mortes e feridos, permanentes ou não, no trânsito no Brasil e no mundo, o desejo é mobilizar e envolver sociedade, órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para efetivamente discutirem o tema, além de promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.
Neste ano, a campanha traz um forte apelo: “somos 43 mil mortos no trânsito. Essa epidemia precisa parar". A proposta é evidenciar que as mortes precisam ser freadas e que cada um é responsável por mudar esse cenário. Nas redes sociais a hashtag “#eusou+1 por um trânsito mais humano”, pode ser utilizada para mostrar apoio ao movimento.
A Fetcemg, o Setcemg e o Sest Senat apoiam esta iniciativa. Em breve as entidades divulgarão as suas ações e as de parceiros.