MAIO AMARELO 2020: CONSCIENTIZAÇÃO FOCADA NO DIGITAL


O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. A proposta é uma só: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Continue lendo se quiser saber mais sobre o Maio Amarelo e a dinâmica do movimento em 2020.

Por que o mês de maio e por que amarelo?

Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

A cor amarela foi escolhida por que ela simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Uma década de ação para segurança no trânsito e muitas vidas salvas

A Assembleia-Geral da ONU editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas e a nona maior causa de mortes no mundo.

Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos.

A intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até o fim de 2020.

O Maio Amarelo em tempos de pandemia

Com o tema “Perceba o risco. Proteja a vida”, o Maio Amarelo deste ano focará em ações nos meios digitais.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) decidiu focar no Maio Amarelo Digital, deixando as ações presenciais para setembro de 2020.

O intuito é proteger a vida e atender as orientações do Ministério da Saúde referentes à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), evitando a disseminação da pandemia.

Sendo assim, a campanha desse ano será concentrada nas redes sociais e sites de todos os organizadores e apoiadores, com a missão de alcançar o objetivo que é reduzir o número de vítimas do trânsito.

O apoio da Fetcemg ao movimento

Desde o início do movimento, a Fetcemg, assim como outras entidades representativas do transporte, apoia a campanha Maio Amarelo.

Desde 2017, a entidade faz suas próprias campanhas, com o foco exclusivo no transporte rodoviário de cargas e o objetivo de somar esforços por um trânsito seguro. As equipes do programa Despoluir, da CNT, em Minas Gerais, que são coordenadas pela Fetcemg, também participam e divulgam a ação durante todo o mês para as empresas por onde elas passam.

Neste ano, a Fetcemg desenvolverá uma campanha dirigida especialmente às empresas de transporte de cargas lembrando, principalmente, sobre a importância da manutenção da frota e da capacitação dos motoristas.

A campanha estará no site da entidade e dos seus sindicatos filiados, nas redes sociais e no comprometimento interno dos funcionários.

Sua empresa também apoia o movimento? Conte-nos sobre suas ações que a gente divulga nos nossos canais. Envie para o e-mail comunicacao@fetcemg.org.br.

Gostou do artigo? Então compartilhe!