Livro contará a história de estradas e estradeiros


Imagine um imigrante italiano que se torna faxineiro de uma oficina mecânica de caminhões. Pouco tempo depois ele passa ao posto de motorista e, mais à frente, um empresário que vai acumular mais de 40 anos no setor. Essa foi a trajetória de Vitor Bernadara, tanqueiro que viu o transporte prosperar com o asfaltamento da BR-3 (hoje, BR-040), em 1957.

Essa é uma das inúmeras histórias que o transporte rodoviário de cargas (TRC) tem pra contar e que estão sendo resgatadas graças ao trabalho da historiadora e escritora Ana Maria Rezende.

Ana é autora do livro “Transportador Mineiro – História Pioneira”, lançado em agosto de 2012, obra que mexeu tanto com as lembranças do TRC em Minas Gerais e no Brasil, que surgiu a necessidade de fazer o projeto de um novo livro.

“Minas Gerais – História de Estradas & Estradeiros”, é o nome da continuação da primeira publicação. O livro registrará em 300 páginas as histórias dos estradeiros desde os primórdios das estradas do estado, em um paralelo com a atualidade. “É um livro que resgata a história dos transportadores, das suas famílias, e de casos, mapas e fotos. Um resgate tão rico que dessa vez contarei a história de empresas que já não existem mais, mas que contribuíram muito para o setor de transporte ser o que é hoje”, explica a autora.

Participe

Atentos à memória do setor, a Fetcemg e o Setcemg apoiam o projeto. Se a sua empresa também tem histórias para contar, faça parte do livro “Minas Gerais – História de Estradas e Estradeiros”.

O projeto foi aprovado pelas leis de incentivo à cultura e já está em fase de pesquisa. A Lei Rouanet prevê o incentivo das empresas por meio do patrocínio de 4% deduzido no imposto de renda, baseado no lucro real. Já são incentivadores desse projeto a Volvo do Brasil, a Tora Logística e a Usifast Logística.

Para informações sobre como participar, envie um email para anitarezende@gmail.com ou ligue para (31) 3471-5402.

Transportadora Andrade marca presença

A Transportadora Andrade foi umas das empresas que recentemente receberam a escritora para entrevistas e pesquisas históricas. Maria Cecília, neta do fundador da empresa, de Joaquim Andrade, foi quem recebeu a escritora para contar a história da empresa que teve início na década de 60 como “tanqueira” na cidade de Crucilândia-MG.

Atualmente estão na gestão da empresa a filha, o genro e os netos de Joaquim Andrade.

Andrade