Licitação para a construção do Rodoanel Norte é aberta
Apenas uma proposta foi recebida para executar as obras que devem aliviar o trânsito no Anel Rodoviário de Belo Horizonte
Mais um passo foi dado para a construção do Rodoanel Norte, uma das intervenções que deve aliviar o tráfego no Anel Rodoviário de Belo Horizonte. A comissão de licitação da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) abriu a licitação para a obra nessa terça-feira. Apenas o Consórcio Rota Metropolitana Norte, formado pelas sociedades “Odebrecht Transport S.A., Barbosa Mello Participações e Investimentos S.A e Ecorodovias Infraestrutura e Logística S.A, se interessou em fazer o projeto de engenharia e implantar a rodovia. A partir desta quarta-feira, os documentos serão analisados. Caso não seja encontradas irregularidades, a empresa será declarada vencedora.
O Rodoanel Norte vai ter 66,7 quilômetros e deverá integrar os municípios de Leste a Oeste da Região Metropolitana de Belo Horizonte, fazendo a ligação entre a BR-381 - saída para Vitória -, com a mesma rodovia na saída para São Paulo, cruzando a BR-040- saída Brasília -, além de rodovias estaduais, como a MG-010. Serão interligados os municípios de Sabará, Santa Luzia, Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Contagem e Betim.
O projeto terá curvas e rampas suaves, pontes, viadutos e passarelas, que proporcionam conforto, segurança e economia. Terá pista dupla (com capacidade de expansão para até quatro faixas por sentido), canteiro central de 15 metros, faixa de segurança e acostamento de três metros. Em Betim, serão construídas vias marginais para comportar o tráfego local.
A licitação foi aberta nesta terça-feira. Apenas o Consórcio Rota Metropolitana Norte apresentou propostas para a construção da rodovia. Nos próximos dias os trabalhos devem se concentrar na análise dos documentos já abertos, e de das propostas econômicas e de habilitação.
Caso vença o certame, o consórcio terá que elaborar os projetos de engenharia, implantar e executar as obras e ser responsável pela administração, por um período de 30 anos. O custo do investimento nas obras de implantação é estimado em R$ 4 bilhões, com previsão de quatro anos de duração das obras de implantação.
Fonte: Estado de Minas
Foto: Lucas Prates