Lei do Motorista é tema de debate no 5º Encontro dos Representantes dos Rodoviários de Minas Gerais


Com o tema “Regulamentação da Profissão de Motorista”, a Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de Minas Gerais (Fettrominas) realizou, nos dias 18 e 19 de abril, no Dayrell Hotel e Convenções, em Belo Horizonte, o 5º Encontro dos Representantes dos Rodoviários de Minas Gerais. Foram dois dias de discussão sobre a regulamentação da profissão, o desdobramento para a formatação do texto e as ações de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego para a sua aplicabilidade. “A ideia é promover a união do setor para a defesa dos direitos dos trabalhadores e dessa Lei tão importante que discutiremos nestes dois dias”, afirmou o presidente da Fettrominas, José Theodoro Guimarães, na abertura do evento.

A cerimônia de abertura contou com a presença dos principais representantes do transporte rodoviário de cargas e autoridades engajados no transporte e mobilidade. A deputada federal e presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores em Transportes Terrestres, Jô Moraes, deu início ao debate convocando os trabalhadores do transporte a defenderem a Lei e se manifestarem por melhorias imediatas nas rodovias que cortam o estado, inclusive, no Anel Rodoviário e na BR 381. “Vocês têm que mostrar à sociedade que não estamos defendendo apenas uma categoria, mas a todos os brasileiros. Vamos fazer barulho nas estradas. Não tem como transportar riquezas pagando com vida”, afirmou.

Sobre o tema em debate, o presidente da Fetcemg, Vander Costa, e do Setcemg, Sérgio Pedrosa, foram categóricos em defender a imediata aplicabilidade da Lei. “Ainda há muito o que melhorar na Lei mas ela é uma importante conquista e nós, transportadores, a apoiamos. A categoria quer sua aplicabilidade e fiscalização imediata”, afirmou. “São muitas vidas perdidas nas nossas estradas. A aplicação da Lei do Motorista é uma amostra de que a profissão evolui e que as condições de trabalho estão melhorando. A Lei marca uma nova era não apenas no setor, mas na sociedade”, comentou Sérgio.

Realidade nas estradas

Principal presença na abertura do encontro, o procurador do Ministério Público do Trabalho do Mato Grosso, Paulo Douglas de Almeida Moraes, apresentou o painel “A Lei 12.619/2012, e as alterações fundamentais no direito individual do trabalhador”. Nome forte na formatação do texto da Lei do Motorista, Paulo Douglas falou sobre seu trabalho de pesquisa nas estradas e sua formulação baseada em três pilares: o descontrole da jornada, o pagamento de comissão e a baixa remuneração. Quase um ano após sua publicação, o procurador defendeu a aplicabilidade da Lei e pediu apoio dos trabalhadores do setor. “Estamos lutando contra a comissão na câmara e uma proposta na Casa Civil. São duas chances de destruírem a Lei. E até agora não tivemos nenhum apoio efetivo da classe dos trabalhadores para defendê-la. O momento é esse e o debate agora é para salvar a Lei, salvar essa conquista”, afirmou. “A sociedade tem que se levantar para defender algo que trata da vida de todos”, completou.

Enfoque Patronal

Um dos destaques do segundo dia do encontro foi a apresentação do painel “A Lei 12.619 - Sua abrangência e aplicabilidade sobre o enfoque patronal”pelo advogado da Fetcemg e do Setcemg, Paulo Teodoro Nascimento, seguido de debate com vice-presidente da Fettrominas e presidente da NCST/MG, Antônio da Costa Miranda.

O advogado começou sua apresentação afirmando que a Lei 12.619 nada mais é que a confirmação do que já era exigido na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) desde 1973. Ele ressaltou que a Lei precisa de ajustes, mas já está valendo e precisa ser respeitada.

Segundo Teodoro, o transporte de cargas do país é feito substancialmente pelas rodovias -cerca de 80% sendo este o modal do Brasil. Diante deste cenário, e com as inúmeras concessões de rodovias, nada mais indicado do que incluir a construção dos pontos de paradas nos editais. Para ele, é preciso olhar o transporte rodoviário de cargas com outro olhar. “O transporte mudou. É preciso olhar o presente e tentar evoluir. Quem não se adaptar a essa nova realidade, vai ficar para trás”, finalizou.

O tema abordado pelo advogado despertou um grande interesse entre os presentes e já garantiu mais debates sobre a Lei do Motorista pelo interior de Minas Gerais (Varginha e Divinópolis) e no nordeste brasileiro (Pernambuco e Bahia).

Confira as fotos do evento.

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