Junho Verde: iniciativa da FETCEMG reforça a importância de debates sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável no setor de transporte
Entidade, em parceria com seus Sindicatos filiados, promove a iniciativa desde 2014, levando informação para as empresas e jogando luz em cases de sucesso das empresas.
O transporte rodoviário de cargas (TRC) desempenha um papel crucial na economia do país, sendo responsável por mais de 60% do transporte de cargas no Brasil. Dentre as principais razões pela escolha desse modal estão sua capacidade de conectividade entre as diversas regiões do país, desde os centros urbanos até as áreas mais remotas, e sua capacidade de oferecer uma movimentação eficiente de insumos para fábricas e produtos acabados para o mercado consumidor, algo fundamental para a competitividade das indústrias e a eficiência das operações logísticas, entre outras razões.
No entanto, o TRC também é um dos principais contribuintes para a poluição do ar e a emissão de gases de efeito estufa (GEE), especialmente dióxido de carbono (CO₂), metano (CH₄) e óxidos de nitrogênio (NOₓ). O CO₂ é o principal gás responsável pelas mudanças climáticas e sua emissão vem principalmente da queima de combustíveis fósseis, como diesel e gasolina.
Nesse cenário, entidades como a FETCEMG e a CNT, há muito, jogam luz para a busca por soluções sustentáveis e a adoção de tecnologias limpas no setor, atitudes essenciais para reduzir esses impactos e promover um futuro mais sustentável.
Uma das iniciativas da FETCEMG de maior sucesso é o Junho Verde. Criado em 2014, o Junho Verde é a celebração do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável da entidade e do setor de transporte.
Tudo começou por causa do Dia Mundial do Meio Ambiente, data instituída pela ONU e celebrada no dia 5 de junho. “A ideia era que a entidade levasse a mensagem da importância da preservação ambiental, sobretudo no setor de transporte, não apenas no dia 5, mas durante todo o mês, como uma forma de atingir o maior número de pessoas e empresas possível. Em diversas ações, contamos com o apoio dos Sindicatos Filiados que atuam como agentes multiplicadores e o elo de ligação da FETCEMG com as empresas, em um trabalho integrado de informação e valorização de práticas de sucesso”, conta a gestora administrativa da Federação, Vanessa Borges.
Para Vanessa, a questão ambiental envolve todas as pessoas e empresas e as ações de cuidados devem permanecer nas práticas cotidianas. “Cuidar do meio ambiente é cuidar de todos nós e das gerações futuras. Os esforços da FETCEMG serão sempre em incentivar e apoiar campanhas e atitudes positivas, seja por meio do Programa Despoluir, seja por meio da educação ambiental, reforçando o quanto mudanças comportamentais são necessárias, seja na sociedade, seja no setor produtivo”, destaca.
Ao longo dos anos, a FETCEMG desenvolveu diversas ações, sempre com a temática diferente, de acordo com o cenário.
Em 2014, a primeira ação foi realizada em parceria com o SETCEMG, com o tema “Promover o equilíbrio entre o Desenvolvimento Econômico e o Meio Ambiente, esse é o nosso objetivo”, e contou com apresentação de cases de sucesso empreendidos pelas transportadoras com foco na sustentabilidade e na preservação do meio ambiente. Ao final, o público participou de um ‘aulão’ de ginástica laboral comandada por um fisioterapeuta do SEST SENAT.
Em 2017, também em parceria com o SETCEMG e com a Prefeitura de Belo Horizonte, a FETCEMG realizou uma Blitz do Programa Despoluir na Região da Pampulha, com o objetivo de orientar os transportadores e caminhoneiros que passavam pela região sobre a importância do controle de emissão de fumaça preta dos veículos.
Durante a ação, motoristas de caminhão que passaram pela avenida Antônio Abrahão Caram puderam realizar uma aferição do nível de opacidade de fumaça emitida pelo veículo de carga, e receberam brindes e folhetos educativos. Os motoristas dos veículos aprovados ainda receberam uma muda de Ipê Amarelo.
Em 2018, o Junho Verde inaugurou um novo formato, indo até as empresas de transporte com o tema “Ações que transformam”. A assessora jurídico-ambiental da FETCEMG, Juliana Soares, levou a palestra “Reciclar: pequenos hábitos para grandes mudanças” para as empresas, sobre a importância da reciclagem e da observação de pequenas ações que todos podem fazer e que transformam, como o consumo consciente.
Sobre o Programa Ambiental do Transporte Despoluir, Ana Isabella da Mata, coordenadora do Despoluir para o TRC em Minas Gerais na época, priorizou as informações sobre a gratuidade das inspeções veiculares para todos os associados aos Sindicatos filiados à FETCEMG.
Keila Ferreira, responsável pelo Sistema de Gestão Integrada da Confins Transportes na época, umas das empresas visitadas, aproveitou o evento para apresentar as ações da empresa na área de meio ambiente. “Desde 2015, estamos trabalhando para trazer as boas práticas de sustentabilidade para Confins, além daquelas ações obrigatórias”, disse. “Não estamos sozinhos, somos, talvez, os mais frágeis no nosso planeta. Cuidar do meio ambiente é cuidar do nosso futuro”, completou.
2020 – O desafio de levar a mensagem da sustentabilidade em plena pandemia
Em 2020, um novo cenário. Com o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, a FETCEMG teve que buscar um novo formato para o Junho Verde. A entidade, por meio da sua assessoria jurídica ambiental, realizou uma live especial para as empresas com o tema "A importância de cuidar do meio ambiente". Além disso, o Despoluir seguiu seu trabalho nas empresas cumprindo todas as exigências sanitárias determinadas na época e, ainda, levando informação sobre os cuidados com a saúde em tempos de isolamento social enquanto a população ainda não tinha acesso a vacina.
Em 2022, o Junho Verde expandiu seus horizontes e inaugurou o formato híbrido, de visitas a algumas empresas de transporte e em lives. Naquele ano, os sindicatos do interior filiados à FETCEMG receberam um vídeo com uma palestra proferida pela assessora jurídico ambiental, Juliana Soares, para apoiar as ações do Junho Verde nas empresas de sua base.
Em 2023 e 2024 – força nas redes sociais e premiação no Melhor Ar
Nos últimos anos, o Junho Verde ganhou ainda mais relevância, ao fazer parte do Melhor Ar – prêmio da FETCEMG e do Despoluir em Minas Gerais.
Como uma iniciativa da atual coordenadora do Despoluir para o Transporte Rodoviário de Cargas em Minas Gerais, Amália Pedrosa, a campanha ganhou nova roupagem, se transformando em um desafio digital para empresas mostrarem suas boas práticas. “Em 2023, lançamos o desafio: pedimos às empresas que nos enviassem um case de uma boa prática ambiental, explicando o passo a passo da ação realizada e os principais resultados. Os cases foram divulgados no Instagram da FETCEMG para votação do público e tivemos uma aceitação bastante significativa. Devido ao grande sucesso, decidimos ampliar a premiação em 2024 e seu grau de dificuldade, solicitando às empresas que os cases fossem enviados por meio de vídeos para mostrar as ações na prática”, conta Amália.
A campanha, que teve o tema "Economia Circular", foi um sucesso: 16 empresas enviaram seus vídeos mostrando suas ações e estes foram postados nas redes sociais da FETCEMG para votação. "Tivemos mais de 5 mil interações em nossos posts", comemora Amália.
“Os esforços da FETCEMG e seus sindicatos filiados serão sempre em incentivar e apoiar campanhas e atitudes positivas, seja por meio do Programa Despoluir, seja por meio da educação ambiental, reforçando o quanto mudanças comportamentais são necessárias, seja na sociedade, seja no setor produtivo. A questão ambiental deve ser tratada como uma rotina diária, inerente ao nosso cotidiano e não somente nos discursos, e o Junho Verde vem para isso, para dar maior engajamento para a questão ambiental”, finaliza Vanessa Borges.