JOVEM EMPRESÁRIO DANIEL SIMAS CONTA COMO O GRUPO SE PREPARA PARA SUCESSÃO FAMILIAR


Para ocasião do Dia do Transportador, celebrado no dia 17 de setembro, a Fetcemg publica a primeira reportagem da série especial “O Diálogo Entre as Gerações nos Transporta para o Futuro”. É fato que o setor de transporte rodoviário de cargas é composto por empresas que, em sua maioria, nasceram no ambiente familiar. Transportadoras essas que já estão em sua segunda, terceira geração. Negócio de pai para filho e assim por diante.

Daniel Simas está sem tempo, ainda assim faz questão de se desculpar por ter remarcado algumas vezes este bate-papo. No intervalo de um voo de Belo Horizonte para São Paulo, onde participa do I Encontro COMJOVEM Regional Sudeste, achou uma brecha na sua agenda apertada para conversar com a nossa reportagem. Ele é o coordenador da COMJOVEM Belo Horizonte e Região.

Jovem, 33 anos de idade, Daniel Simas traz no currículo uma série de qualificações que lhe possibilitam ver o mercado por várias perspectivas. É advogado, administrador de empresas e possui MBA em Gestão de Negócios e Logística pela Fundação Dom Cabral. Tudo isso faz jus ao cargo que ocupa na Simas Logística, onde é CEO do Grupo. Nesta empresa, fundada por seu pai, Daniel trabalha há nove anos.

“A gestão compartilhada entre gerações em empresas familiares é tema que merece atenção e cuidado. Ter a visão ampla do negócio é de extrema importância, e saber conciliar a experiência de anos de trabalho com as mais novas inovações tecnológicas torna-se trivial. É assim que ocorre com Pedro Nelson da Simas Logística, juntamente com seu filho Daniel Simas”, quem faz está constatação é o vice-coordenador da COMJOVEM BH e Região, Antônio Lodi, que fez questão dar este depoimento quando estava do lado de Daniel Simas durante a entrevista. “Ele [Pedro] é, de fato, uma referência de administração compartilhada, aplicando as mais modernas técnicas de gestão e tecnologias conciliada com seus anos de experiência no mercado. Em um workshop promovido pelo ITL Pedro expôs a importância da gestão compartilhada pontuando especialmente que a abertura de mente do sucedido é ponto primordial para o sucesso da companhia”, conclui.

Daniel Simas explica que a companhia possui um comitê que está preparando “o time”, como ele chamou, para o processo sucessório. “Duas pessoas da família, da nova geração, estão sendo preparadas para a alta gestão”, destacou. Simas chama atenção para o perfil do seu pai. “Uma pessoa à frente do tempo, que tem vivência de 150 anos. Ele está sendo preparado e imerso em inovação 4.0 para me suceder na companhia”, explica. “Na nossa companhia, eu sou o fundador e ele será meu sucessor. Será uma alteração no modelo de sucessão e gestão atual”, enfatiza. “Eu abro a estrada na floresta e ele a consolida através dos seus 150 anos de experiência”, conta com admiração.

Sobre a sua relação com profissionais mais vividos e experientes, ele explica que o seu dia a dia é um aprendizado constante. “Temos um conselho com profissionais reconhecidos no mercado, com ex-ministro, ex-presidente de grandes estatais que me auxiliam nas tomadas de decisão. Um grupo muito rico, extremamente potente e experimentado”, analisa.

Questionado sobre onde se vê daqui a 15, 20 anos, ele fala que se vê trabalhando cada vez mais e super comprometido com a família e os negócios. Para Simas, conciliar vida pessoal e anseios profissionais é um grande desafio. “Mas o equilíbrio é necessário”, anota. “A família é o ponto central que lhe dará suporte para romper qualquer dificuldade no caminho. Ela é a base que te fortalece a seguir adiante e perseverar na dificuldade”, afirma.