José Antônio de Assis - Tradição no Transporte
A história da Picorelli Transportes teve início em 1931, um tempo difícil quando o Brasil acompanhava lentamente o processo de recuperação da economia mundial. Era o período de transição do país agrário para o industrial, do Golpe Militar e do início da 2ª Guerra Mundial. Uma época que não se produzia caminhões no Brasil e as estradas, na maioria, não eram pavimentadas.
A empresa de transportes mais antiga em atuação no Brasil foi fundada por Galileu e Roque Picorelli e José Salvador Paura, inicialmente com o percurso Juiz de Fora – Rio de Janeiro. Hoje são 86 anos de tradição no setor, sempre atendendo a indústria e o comércio em geral.
Nascido em 5 de julho de 1924 e casado com Maria de Lourdes Picorelli Assis, com quem teve cinco filhos, José Antônio de Assis é diretor da Picorelli Transportes. Ele iniciou as atividades no setor de transporte de cargas há mais de 55 anos, “com muito orgulho”, diz.
A competição e a dinâmica do mercado sempre fizeram com que a Picorelli Transportes aprimorasse cada vez mais seus serviços, especializando-se no segmento de cargas fracionadas e urgentes com qualidade e segurança. “A persistência e a vontade de alcançar os objetivos sempre foram propulsoras do meu dia-a-dia. A renovação e a preparação da continuidade da empresa sempre tiveram papel importante para mim. Estamos na quarta geração, com filho e netos sempre trabalhando em objetivos comuns”, destaca.
O sucesso nos negócios e o reconhecimento da importância do associativismo levaram José Antônio a fazer história ao fundar o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Juiz de Fora (SETCJF), que hoje atende à toda a Região da Zona da Mata, em 1974, junto com outros empresários da cidade. “Sempre priorizei o associativismo por acreditar que, juntos, podemos fazer mais e melhor. Um sindicato não se resume a negociações coletivas, é muito mais que isso. O sindicato oferece meios para o empresário adquirir conhecimento e, com isso, promover tomadas de decisão importantes para a sustentabilidade econômica do setor”, destaca.
José Antônio manda uma mensagem para todos os transportadores pelo Dia do Transportador, celebrado em 17 de setembro. “O Brasil é um país em que o modal rodoviário tem uma participação significativa. É primordial valorizar sempre o nosso negócio e acreditar que, mais uma vez, podemos superar, com trabalho e dedicação, os graves problemas políticos e econômicos que enfrentamos hoje, pois em algum momento passará!”, finaliza.