Instrutores do Sest Senat são capacitados em eficiência energética
Começou na segunda-feira (16), com a presença de autoridades e empresários canadenses, o Workshop de Instrutores do Programa Nacional de Eficiência Energética da CNT e do SEST SENAT, na unidade de Samambaia (DF). Em três dias de treinamento, instrutores do SEST SENAT e representantes do NRCan (Natural Resources Canada, o Ministério dos Recursos Naturais do Canadá) e do setor transportador canadense formatarão, na Unidade de Samambaia (DF), a proposta pedagógica dos cursos que serão oferecidos dentro do novo programa.
Essas novas qualificações – que contarão com certificados reconhecidos internacionalmente – terão como foco três frentes estratégicas: condução econômica, gestão de combustível e gestão de frotas. A meta é capacitar os trabalhadores do setor para alcançar melhores níveis de eficiência energética no transporte de cargas e de passageiros. Ao final da semana, os instrutores participantes da capacitação também receberão certificação internacional.
O diretor adjunto do SEST SENAT, Vinícius Ladeira, considera que o treinamento representa um marco na agenda de eficiência energética no Brasil. “A CNT e o SEST SENAT têm estudado, há muito tempo, essa questão da eficiência energética. Até então, havia muita teoria e conhecimento. Agora, é o momento de colocar a mão na massa e fazer com que os instrutores disseminem as informações que serão fornecidas ao longo desta semana.”
Gary Murray, representante do NRCan, abriu as atividades do dia apresentando o histórico do programa canadense, as iniciativas de treinamento de motoristas, além dos dispositivos regulatórios do país. Segundo ele, a eficiência energética e os combustíveis alternativos são prioridade do governo local, tendo em vista que o transporte, por lá, é responsável por 23% da emissão de gases de efeito estufa.
Parceria
O evento desta semana é resultado de um acordo internacional de cooperação técnica firmado pela CNT e pelo SEST SENAT com o NRCan e o ICCT (International Council on Clean Transportation, o Conselho Internacional de Transporte Limpo). A partir dessa cooperação, também será viabilizada, no SEST SENAT, a oferta de cursos com certificação internacional sobre eficiência energética.
Ainda no âmbito da parceria, na quinta-feira (19), será realizado, na sede da CNT, em Brasília, o Encontro Internacional Eficiência Energética e Educação, evento promovido pelo SEST SENAT em parceria com a CNT e com o ITL (Instituto de Transporte e Logística). O objetivo é debater e compartilhar estratégias eficazes para a eficiência energética no Brasil e no mundo.
Levantamento
No ano de 2015, foi realizada a primeira Sondagem CNT de Eficiência Energética no Transporte Rodoviário de Cargas, na qual foram ouvidos empresários do setor a respeito das inciativas do para redução do consumo de combustível. O levantamento revelou que, por meio do treinamento de motoristas de caminhão, é possível economizar 12% ou mais de diesel.
Fonte: Sest Senat