Iniciação profissional
Projeto do Sest Senat garante a primeira habilitação a 50 mil jovens de baixa renda e promove a formação de novos motoristas profissionais para atuarem no setor
O projeto Primeira Habilitação para o Transporte, lançado pelo Sest Senat em fevereiro, já contabiliza resultados bastante positivos. A iniciativa que garante a primeira habilitação a 50 mil jovens de baixa renda em todo o país e promove a formação de novos motoristas profissionais recebeu um número expressivo de pré-inscrições. Em um mês, foram registrados mais de 89 mil interessados em participar do processo de pré-seleção. O projeto agora está na fase de seleção dos beneficiários e na seleção das empresas parceiras.
O Sest Senat lançou o projeto para suprir o deficit de profissionais do setor de transporte e possibilitar a inclusão de jovens no mercado de trabalho. O objetivo da iniciativa é fornecer, de maneira gratuita, a primeira habilitação aos jovens de baixa renda em todo o Brasil, incluí-los no mercado de trabalho, por meio de parcerias firmadas com os sindicatos e as empresas de transporte rodoviário de cargas e de passageiros. Posteriormente, transformar esses jovens em motoristas profissionais.
O projeto, inicialmente, vai custear todos os procedimentos necessários para a obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria B. Participam desse projeto jovens entre 18 e 25 anos, com renda familiar de até três salários mínimos, que saibam ler e escrever. O jovem selecionado assina um contrato de adesão firmando o compromisso de assumir uma das vagas disponíveis no setor de transporte e participar dos cursos do Programa Trainee de Novos Motoristas oferecidos pelas mais de cem unidades do Sest Senat localizadas nas cinco regiões do país.Atualmente, diante do crescimento do setor, as empresas de transporte encontram dificuldades para contratar colaboradores. Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em fevereiro, o segmento transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio acumulou a maior alta entre os serviços em 2013, com avanço de 10,8%. No ano passado, o setor empregou cerca de 2,6 milhões de trabalhadores, o que equivale a 20,5% de toda a força de trabalho empregada no setor de serviços privados não financeiros. No entanto, segundo estimativas junto às empresas, existem, aproximadamente, 100 mil vagas abertas para motoristas de ônibus e de caminhão em todo o país.
Para a seleção dos jovens, o Sest Senat está utilizando as suas unidades de atendimento, os sindicatos e as empresas de transporte rodoviário de cargas e de passageiros que assinarão os contratos de adesão ao projeto. E essa parceria vai além. As empresas e os sindicatos também são responsáveis por estimular e possibilitar a inserção dos jovens no mercado de trabalho, incentivando, inclusive, a formação profissional dos mesmos.
Todo o processo está sendo realizado por meio de um sistema informatizado que permite às unidades do Sest Senat, às empresas e aos alunos acompanhar as várias etapas de desenvolvimento do projeto, desde a pré-inscrição até a conclusão dos cursos e a contratação dos beneficiários.
Segundo Vander Francisco Costa, empresário do setor e presidente da Fetcemg (Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais), o mercado está carente de motoristas profissionais qualificados há alguns anos e, por isso, é tão necessário esse trabalho. “Com uma indústria produzindo 200 mil caminhões por ano, precisamos nos planejar e pensar no futuro. Esse projeto do Sest Senat tem essa visão de longo prazo. Iniciamos agora uma formação de profissionais que nos trará resultados positivos no futuro.”
No setor de transporte de passageiros, tanto urbano como rodoviário, a dificuldade de contratação de mão de obra qualificada também é uma realidade. De acordo com Paulo Porto, presidente da Abrati (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros), oferecer a primeira habilitação com o intuito de formar motoristas preenche uma lacuna importante. “Esses profissionais são tão importantes para o sistema rodoviário de passageiros porque eles transportam vidas humanas ao longo das nossas rodovias”, lembra o empresário.
Marco Antonio Gulin, presidente da Fepasc (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Paraná e Santa Catarina), afirma que o projeto vem somar à busca do setor de sempre fortalecer a atividade transportadora, dando mais qualidade à mão de obra. “Nossa expectativa é que o jovem comece a olhar a função de motorista com responsabilidade e que tenhamos o retorno do desejo de ser motorista. Hoje, temos equipamentos de altíssima qualidade e performance, que se bem conduzidos, trarão de volta o brilho da profissão.”
Nos cursos do programa trainee disponibilizados aos jovens selecionados pelo projeto, serão oferecidas aulas teóricas abordando conteúdos, como legislação de trânsito e de transporte, desenvolvimento interpessoal, direção econômica e preventiva, meio ambiente, mecânica, tecnologias aplicadas ao setor de transporte, entre outros. Para a realização dos cursos, as unidades do Sest Senat oferecem infraestrutura completa com salas de aula, oficinas pedagógicas, laboratórios de informática e auditórios.
O projeto prevê também a continuidade da formação desses jovens para atuarem como motoristas profissionais. Após dois ou três anos da obtenção da CNH, categoria B, o Sest Senat irá promover a mudança da habilitação para as categorias D ou E. Esse prazo é necessário porque, de acordo com a legislação de trânsito brasileira, o motorista só pode ser habilitado nas categorias que permitem a condução de veículos pesados depois de dois anos dirigindo veículos leves e precisa ter mais de 21 anos.
Paralelamente a isso, o Sest Senat também vai oferecer cursos de formação específica tanto para motoristas de ônibus como de caminhão. O treinamento utilizará simuladores de direção de última geração e está integrado ao Programa de Formação de Novos Motoristas, já desenvolvido pela instituição em todo o país.
Os simuladores são ferramentas de aprendizagem adequadas para o desenvolvimento da prática veicular às atividades profissionais. Os equipamentos possibilitam uma experiência nas diversas situações do trânsito, como interferências dos fenômenos da natureza (chuva e neblina), e situações adversas, como um desvio na estrada, um veículo parado na pista, um buraco etc. Todo o processo é monitorado pelo instrutor para que o aluno receba as orientações necessárias nos pontos que devem ser melhorados, levando-o a uma condução segura e adequada em um veículo real. A previsão é que as unidades do Sest Senat recebam os simuladores ainda neste primeiro semestre.
Para Flávio Benatti, empresário do setor de transporte rodoviário de cargas e presidente da Fetcesp (Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo), a utilização dos simuladores permite criar uma geração de profissionais altamente qualificados para atuar no setor. “Esses equipamentos treinam os motoristas para diversas situações que eles enfrentarão no dia a dia das nossas rodovias. A formação profissional se torna mais completa, e o resultado é mais positivo. Obter a CNH é algo relativamente simples, mas não é só assim que se prepara um profissional. Por isso é tão importante a oferta desse programa de formação.”
Além disso, de acordo com Benatti, a iniciativa do Sest Senat traz um alento para as empresas do setor e cumpre um papel fundamental na sociedade ao possibilitar a perspectiva de uma profissão digna para jovens de baixa renda.
Nos cursos de formação, compostos por aulas teóricas e práticas, serão trabalhados conteúdos, como a movimentação de diferentes tipos de carga, a documentação utilizada no transporte de mercadorias, a prevenção ao roubo de cargas, o respeito ao meio ambiente e convívio social, os direitos e os deveres do cidadão no transporte de passageiros e a excelência profissional para motoristas de transporte de passageiros.
Caso o beneficiário não cumpra os requisitos estabelecidos pelo Sest Senat, ele deverá ressarcir o valor despendido pela primeira CNH à instituição. O valor deverá ser ressarcido pelo beneficiário em até 24 meses com correção, conforme acordado no contrato.
As empresas e os sindicatos interessados em participar do projeto podem preencher o formulário na página da instituição na internet (www.sestsenat.org.br). Detalhes pelo 0800-728-2891. Fonte: Revista CNT