Indústria da reclamação trabalhista em pauta


O Jornal da Band veiculado nesta segunda-feira (25), apresentou uma reportagem em que denuncia a existência de uma máfia que explora a indústria de reclamações trabalhistas.

A reportagem mostra advogados que, valendo-se de brechas existentes na legislação trabalhista, utilizam a justiça do trabalho para obter enriquecimento ilícito.

O setor de Transporte Rodoviário de Cargas é umas das vítimas preferidas dessa “indústria”, havendo notícias de escritórios especializados no aliciamento de motoristas autônomos para reclamarem vínculo de emprego e também no aliciamento de motoristas celetistas, induzindo-os a promoverem ações milionárias contra as empresas de transportes. Em muitos casos, admitidas sem análise com equilíbrio, sobre as narrativas contidas na propositura.

Este assunto já foi amplamente debatido pelas entidades representativas do setor em Minas Gerais, com destaque em publicações de peso na imprensa mineira em 2015.

À época, o assessor jurídico do Setcemg e da Fetcemg, Paulo Teodoro do Nascimento, foi destaque na imprensa por conta da denúncia sobre essa "Indústria da Reclamação Trabalhista", que ganhou as páginas dos jornais O Tempo e Super Notícias. Nas reportagens, Nascimento explicava como este esquema é bem elaborado. “Alguns escritórios contratam pessoal para abordar os trabalhadores e compram crédito com promessas de ganhos fabulosos. Eles pagam determinado valor, prosseguem com o processo e quando recebem ficam com todo o crédito da ação. E o pior é que há testemunhas treinadas para mentir, que também estão recebendo por isso”, afirmou.

No dia 3 de agosto, a NTC&Logística apresentará no Conet&Intersindical, na cidade de Bento Gonçalves (RS), sugestões a serem encaminhadas ao Congresso Nacional para serem implementadas na Reforma Trabalhista, atendendo às principais preocupações do TRC.

Confira a matéria na íntegra aqui.

Confira a nota publicada no portal da NTC&Logística aqui.

Com informações da NTC&Logística