Impasse barra obra de duplicação na BR-381


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Consórcio Isolux-Corsán/Engevix, responsável por seis dos nove lotes da obra de duplicação da BR-381, não chegaram a um acordo sobre a continuidade do trabalho na rodovia. Diante do impasse, que já se arrasta há mais de dois meses, o órgão solicitou à Justiça Federal uma nova audiência de conciliação. Até que haja consenso entre as partes, a obra continua parada.

Questões econômicas e contratuais são alguns dos pontos de divergência entre Dnit e Isolux. Em documento encaminhado pelo Departamento à Justiça, o órgão argumenta que é inviável atender à proposta da empresa de revisão do repasse referente ao material betuminoso (asfalto e derivados).

Por causa de um aumento de quase 40% no valor do material, empreiteiras de todo o país requisitaram um novo cálculo com relação aos gastos previstos. Segundo o Dnit, as revisões deste ano já foram realizadas, o que não impede que outras ocorram, caso haja novo desequilíbrio.

Outro item apresentado pela Isolux como necessário para retomada do trabalho é a subcontratação das obras. Também foram requisitadas novas condições no que se refere ao cronograma e às medições do trabalho realizado, obrigatórias para liberação dos recursos. Para o Dnit, a proposta da empresa é inviável, já que contraria o que é previsto pela legislação.

“Há de se falar também sobre a impossibilidade em atender à condição solicitada pelo Consórcio, no que se refere aos prazos e critérios de medição, uma vez que privilegiariam a empresa em detrimento de outros prestadores de serviços com quem o Dnit mantém contratos, ferindo os princípios da legalidade e isonomia”, explica o Departamento por nota.

Sanções

A Isolux chegou a pedir uma rescisão unilateral do contrato, o que a isentaria de uma eventual responsabilização sobre o não cumprimento do mesmo, mas essa hipótese foi descartada. O Dnit já instaurou os Processos Administrativos de Apuração de Responsabilidade (Paar), que podem gerar multas e outras sanções para a empresa.

Segundo o órgão, essa foi “a recomendação feita apelo Ministério Público Federal para que se apurasse eventual descumprimento dos contratos pelo Consórcio, o que afasta a possibilidade de rescisão amigável, tendo em vista o princípio da Indisponibilidade do Interesse Público”, diz nota encaminhada pelo Departamento.

Procurada pelo Hoje em Dia para falar sobre sua proposta, que foi alvo de críticas do Dnit, a Isolux informou apenas que “após ter entregue à Justiça Federal um documento com uma série de condições para que as etapas faltantes possam ser adequadamente concluídas, aguarda posição final do Dnit”.

Editoria de Arte
Impasse barra obra de duplicação na BR-381
  Fonte: Hoje em Dia Foto: Fernanda Carvalho