Guia Turístico para Taxistas é lançado em Belo Horizonte


Objetivo é capacitar os prestadores do serviço para agregarem valor e gerarem novas oportunidades ao próprio trabalho durante e após a Copa do Mundo

Foi lançado na manhã desta segunda-feira, 17 de março, o “Guia Turístico para Taxistas”, trabalho desenvolvido pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat), com apoio da Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg) e da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans). Representantes das entidades envolvidas no projeto, das entidades representativas dos taxistas (Federação e Sindicato dos Taxistas e Transportadores Autônomos de Passageiros – Fencavir e Sincavir), e diversas autoridades municipais e estaduais relacionadas ao turismo prestigiaram o evento, realizado na sede da Fetcemg.

O objetivo do trabalho é capacitar os taxistas da capital com relação aos principais pontos turísticos da cidade de Belo Horizonte, além de os levar a prestar um serviço diferenciado, buscando a excelência no atendimento ao cliente. A ideia inicial ocorreu devido à realização da Copa do Mundo, quando a cidade receberá muitos turistas, porém, o objetivo é treinar estes profissionais para que continuem prestando um serviço melhor para outros turistas e para a própria população. O material é composto de um vídeo que retrata os principais pontos de belo horizonte e uma cartilha para que ele possa levar sempre no veículo com informações e horário de funcionamento dos locais citados.

Para o presidente do Conselho Regional do Sest Senat em Minas Gerais e da Fetcemg, Vander Costa, com este material os taxistas têm em mãos a oportunidade de fazer de Belo Horizonte a cidade com o melhor receptivo do Brasil para a Copa do Mundo, gerando oportunidades para toda a cadeia do turismo ao prestar um serviço de excelência. “O guia explora os principais pontos da cidade e da Região Metropolitana e é de qualidade inquestionável. Temos certeza de que este é o pontapé inicial para divulgar a cidade e o Estado, proporcionando corridas prazerosas e oferecendo aos turistas o que Minas tem de melhor”, afirmou.

De acordo com o secretário de Estado de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda, a expectativa é de que o Estado receba 300 mil turistas estrangeiros em 50 dias, nos meses de realização dos jogos, além da imprensa internacional já que importantes seleções ficarão hospedadas em Belo Horizonte e Sete Lagoas, como Argentina e Uruguai. Para ele, o projeto marca o início de um novo modelo de atendimento dos profissionais do setor. “A partir da Copa o turismo no Estado vai ganhar novas dimensões, o que já faz dessa iniciativa um projeto bem sucedido”, comentou.

O presidente da BHTrans, Ramon Victor César, destaca o fato de que o guia servirá para melhorar o serviço para toda a população, mesmo após a realização dos jogos nos meses de junho e julho. “O desdobramento deste trabalho vai além para qualificar os profissionais. Ao incorporar estas ações no dia a dia, o taxista profissional tem a oportunidade de se tornar um importante guia turístico”, finalizou.

A distribuição do guia aos taxistas começa hoje, terça-feira, dia 18 de março. O profissional que tiver interesse pode buscar o material nas unidades do Sest Senat de Contagem, Serra Verde e Jardim Vitória. Para outras informações, o telefone das unidades é (31) 3369-2700 (Contagem), (31) 3408-1500 (Serra Verde), (31) 3401-0300 (Jardim Vitória).

[nggallery id=31]

Foto: Ary Chedid