No dia 27 de agosto, lideranças do setor de transporte e autoridades policiais dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Rio de Janeiro reuniram-se no Fórum On-line de Segurança Logística, realizado pela Fetcemg, com apoio dos seus Sindicatos filiados. No evento, foram apresentados os cenários de roubos de cargas em cada região e as principais ações de combate ao crime desenvolvidas pelas forças policiais.

A queda nos índices no ano de 2020 em comparação com o primeiro semestre de 2019 foi unânime. A implantação de tecnologias de inteligência para maior efetividade nas investigações e a integração entre forças policiais e a iniciativa privada foram duas fortes tendências que têm se mostrado essenciais neste trabalho.

 

Nesta semana, especialistas da área de Segurança no setor de transporte repercutiram o evento.

O superintendente do Transcares, que é Coronel reformado, Mario Natali, em visita ao Setcemg, comentou sobre o evento. “O transporte de cargas enfrenta um problema grave que é o roubo de cargas e esse fórum demonstrou que nós não estamos parados. Os números de Minas Gerais e o esforço conjugado com todas as forças policiais, inclusive coordenado pelo Ivanildo, merece o maior respeito possível”, afirmou.

Segundo ele, a esperança é de que o governo federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública e outros atores, possa entrar efetivamente no combate ao roubo de carga, mitigando esse problema. “Trabalhamos muito em conjunto com Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A gente busca diminuir custos porque é vergonhoso um setor que tenta fazer a economia girar ter que gastar até 14% do faturamento em gerenciamento de riscos, custos absurdos de perdas de produtos, sem que a gente tenha solução”, completou.

Outra referência em segurança logística, o gerente de Segurança Patrimonial para Combustíveis da Raízen, que também é Coronel da reserva, Rosano Augusto de Souza, também prestigiou o Fórum e repercutiu sua importância no cenário.

“Tivemos, na última semana, um worksop nacional de segurança e eu fiz questão de falar sobre o Fórum e o trabalho da assessoria de Segurança da Fetcemg e do Setcemg na apresentação do meu time”, afirmou o especialista, que atua há mais de 20 anos contra o roubo de cargas no Rio de Janeiro.

“A minha percepção para o cenário de roubos de cargas é de queda bastante significativa pois as iniciativas estaduais estão positivas. E trabalhos como o do Ivanildo (assessor de Segurança da Fetcemg e do Setcemg), e do Coronel Souza (NTC&Logística) não podem parar”, finalizou.

Se você não participou do Fórum, confira agora mesmo!