Fetrancesc comemora 30 anos


“Que bom poder revê-los nesta comemoração dos 30 anos da Fetrancesc. Com empenho, determinação e dedicação celebramos esta data”, disse o presidente da federação, Ari Rabaiolli, ao iniciar o seu discurso do evento de aniversário de fundação da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc).

A festa para celebrar os 30 anos da Fetrancesc contou com homenagens, lembranças e registro das conquistas. Lideranças de todas as partes do Estado participaram da festa de aniversário de fundação da entidade na noite de sexta-feira, 20 de outubro, no Hotel Cambirela, em Florianópolis.

“Viajando no tempo chegamos ao dia de hoje com grandes conquistas”, destacou. Ele enumerou as principais iniciativas da Fetrancesc desde o início até os dias de hoje. Lembrou da compra do terreno, Pró-Carga, criação da Transpocred, construção das 11 unidades do SEST SENAT, atuação do Despoluir e da Comjovem.

Rabaiolli também falou sobre as discussões para as reformas de legislação em nível de Brasil, além das contribuições da entidade para a elaboração do Marco Regulatório, hoje em discussão no Congresso Nacional.

Ressaltou que, desde a posse da atual diretoria, em julho de 2016, todas as ações propostas pelo grupo já foram colocadas em prática. Uma das mais marcantes, que ocorreu nesta semana, ressaltou o presidente, foi a aprovação do Projeto de Lei 53.3/2017, que dispõe sobre a cassação da inscrição estadual de empresas receptadoras de carga roubada. O documento foi aprovado nesta semana, em plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

 

A aproximação com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; do Conselho das Federações Empresariais de SC (Cofem) e de demais federações do Transporte Rodoviário de Cargas do Brasil também são algumas das iniciativas colocadas em prática.

 

Destacou, inclusive, o lançamento da Revista da Fetrancesc como uma prática que “rompeu barreiras de comunicação com os outros Estados, levando as nossas notícias para as demais federações do Brasil”. E, junto a esta iniciativa, citou o Programa de Sócios Mantenedores que fortalece as batalhas pelas causas do setor. Rabaiolli também reforçou que outro grande objetivo da gestão é de manter qualificados todos os colaboradores da Fetrancesc.

O presidente da Fetrancesc finalizou seu discurso destacando o alto desempenho do Conselho Regional do SEST SENAT/SC e da Transpocred.

Muito mais do que trinta anos de história – As celebrações dessas três décadas de fundação simbolizam muito mais do que a comemoração de um aniversário, avaliou o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Mário César de Aguiar. Isso porque o “o setor de transporte é o que entrega o que produzimos na indústria”, defendeu. Aguiar frisou, ainda, que “o setor não teria tantos benefícios se não fosse a Fetrancesc. E nós estamos sempre atuando juntos”.

 

Posição que o líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa (Alesc), deputado Estadual, Darci de Matos (PSD), reforçou ao dizer que “a Fetrancesc é uma federação de qualidade, que se preocupa com o desenvolvimento econômico das empresas filiadas”. Ele lembrou, ainda, do título de prestação de serviços relevantes para a sociedade concedido ao SEST SENAT/SC pela Alesc em 2014, proposto por ele.

Combate ao Roubo de Cargas

Ele destacou que a principal bandeira erguida quando assumiu esta liderança na Assembleia: a apresentação e aprovação do Projeto de Lei (PL) 53.3/2017, que dispõe sobre a cassação da inscrição estadual de empresas receptadoras de carga roubada.

“Nós notamos o aumento expressivo de roubo de cargas no Estado e não poderíamos deixar de inibir este crime em SC. Não queremos que aqui fique igual ao Rio de Janeiro, onde não há segurança nas estradas”, disse o deputado estadual, Patrício Destro. Foi sob a liderança de Destro que foi apresentado e aprovadodo Projeto de Lei (PL) 53.3/2017, que dispõe sobre a cassação da inscrição estadual de empresas receptadoras de carga roubada. Ele ressaltou a atuação em conjunto para a aprovação do PL, especialmente sobre o apoio do relator do documento na Comissão de Segurança Pública, deputado Serafim Venzon.

Especial 30 anos da Fetrancesc

Um vídeo institucional com a história da fundação da Fetransul, que inicialmente nasceu com o objetivo de representar o Transporte Rodoviário de Cargas nos três Estados do Sul, foi apresentado logo no início da cerimônia.

Foi a lembrança de uma trajetória “que não foi fácil desde o início, seguramente”, comentou o ex-presidente da entidade, Pedro Lopes, e atual líder da Associação Brasileira de Logística e Transporte de Carga (ABTC). Porém, mesmo assim, “foi brilhante, de grandes conquistas”, completou.

Lopes pontuou sobre as principais demandas do setor e causas pelas quais a Fetrancesc e demais entidades precisam trabalhar.

Homenagens – A primeira homenagem da noite foi para os ex-dirigentes da Fetrancesc e os fundadores da Fetransul que contaram a história desses trinta anos de fundação para o vídeo institucional da entidade. Em seguida, foram os treze sindicatos filiados à Federação. Todos os presidentes ou representantes das entidades receberam uma placa de agradecimento. Ainda, o primeiro supervisor do Conselho Regional do SEST SENAT/Santa Catarina, Elizário Ferreira, recebeu uma placa pela assinatura das ordens de serviço para a construção das cinco primeiras Unidades do Estado.

Os vinte anos de atuação da Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Faber) também recebeu uma homenagem durante a cerimônia. O que, para o vice-presidente, Dagnor Schneider, é “uma justa homenagem, porque eles cuidam da humanização no trânsito, qualificando em todos os níveis demandados”.

Com informações do site fetrancesc.com.br