Fetcemg, Setcemg e Sest Senat em ação na Semana Nacional do Trânsito


Sob a coordenação do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), em parceria com demais órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, a Semana Nacional do Trânsito teve início na última quarta-feira, 18 de setembro. Durante o evento, que termina hoje (25), diversas ações educativas e mobilizações foram realizadas em todo o estado. Este ano, o tema da campanha é “Álcool, outras drogas e segurança no trânsito – efeitos, responsabilidades e escolhas”, e todas as atividades buscam conscientizar o motorista sobre os riscos de dirigir sob o efeito de substâncias entorpecentes. O Setcemg, a Fetcemg e o Sest Senat estiveram ativos nesta semana por um trânsito melhor.

Nos dias 19 e 20 de setembro, a Fetcemg e o Setcemg participaram do Fórum Técnico “Mobilidade Urbana: construindo cidades inteligentes”, realizado na sede da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) e teve como objetivo propor ideias para o planejamento urbano sob o ponto de vista do trânsito e contribuir para transformar as cidades em espaços sustentáveis.

No primeiro dia, o consultor do Setcemg e da Fetcemg, Luciano Medrado, entregou as propostas priorizadas nos Encontros Metropolitanos de Belo Horizonte e do Vale do Aço ao presidente da casa, o deputado Dinis Pinheiro. “Ao contrário do que o senso comum imagina, mobilidade urbana não é uma questão restrita ao trânsito. Tem a ver sobretudo com o desenvolvimento, na medida em que é responsável pela eficiência do abastecimento de bens de consumo, do comércio, da agricultura e dos serviços prestados à população”, comentou Luciano.

E as ações não param por aí...

No dia 20 de setembro, o Sest Senat de Belo Horizonte, que está sob a coordenação da Fetcemg, participou de várias blitz de fiscalização e repressivas, educativas e da Lei Seca realizadas em importantes ruas e avenidas que cortam a cidade. Os agentes também foram em bares, onde distribuíram material de divulgação da campanha, brindes e bafômetros descartáveis.

Durante a ação, os técnicos do Sest Senat que estiveram presentes divulgaram os serviços da entidade para mitigar o problema do alcoolismo e das drogas nas estradas.

Para Ivair Resende Paiva, técnico de formação profissional da unidade de Belo Horizonte, eventos como esse são essenciais para contribuir na conscientização e busca pela diminuição do número de acidentes, mas ainda são poucos. "Estes eventos são importantíssimos, é uma pena que são poucos e esporádicos. Para aumentar sua eficácia, deveria acontecer com mais frequência em vários pontos da cidade".