FETCEMG reforça participação em comissão da OAB-MG voltada ao transporte, transição energética e sustentabilidade


 

A Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Estado de Minas Gerais (FETCEMG) apoia e participa ativamente da Comissão de Transporte, Renovação Energética e Sustentabilidade da OAB Minas Gerais, cujos membros foram empossados em solenidade realizada na última segunda-feira (22), em Belo Horizonte.

Criada como órgão consultivo, técnico e de assessoramento, a comissão tem como objetivo estudar, acompanhar e debater temas estratégicos relacionados ao transporte, à transição e renovação energética e ao desenvolvimento sustentável, assuntos cada vez mais relevantes para o setor produtivo e para a sociedade.

A FETCEMG está representada na comissão por seu assessor jurídico, Paulo Teodoro do Nascimento, e pelo advogado Reinaldo Lage Rodrigues de Araújo (também representantes do SETCEMG). Também integram o grupo outros representantes de entidades do transporte mineiro: o assessor jurídico do SETCOM e do SETTRIM, Sanders Barão, e o assessor jurídico do SETCJF, Wagner Oliveira Garcia.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da OAB-MG, Gustavo Chalfun, que destacou a importância da comissão diante dos desafios impostos pela transição energética e pela agenda da sustentabilidade. "O transporte e a energia estão no centro das transformações econômicas e ambientais da atualidade. É motivo de orgulho ver a OAB mineira contribuindo para esse debate e propondo alternativas viáveis para a sociedade", afirmou.

Presidente da comissão, o presidente do Sistema Transporte Vander Francisco Costa ressaltou que o grupo atuará em temas de grande relevância para o setor transportador, como a reforma tributária, questões trabalhistas e a transição energética. "O transporte já enfrenta uma série de desafios e transformações. Precisamos discutir esses temas com responsabilidade e visão de futuro. Quando falamos em transição energética, estamos falando de um processo sustentável e tecnicamente viável, e não simplesmente de substituir uma matriz por outra", destacou.

Para a FETCEMG, a participação na comissão fortalece o diálogo institucional entre o setor de transporte, a comunidade jurídica e os diversos segmentos envolvidos na construção de soluções para os desafios da mobilidade, da logística e da sustentabilidade em Minas Gerais e no Brasil.