FETCEMG prestigia cerimônia de posse da diretoria da CNT para o quadriênio 2023-2027
Empresário mineiro do transporte rodoviário de cargas e ex-presidente da FETCEMG, Vander Costa foi reconduzido para um segundo mandato à frente do Sistema CNT
Tomaram posse, nesta quarta-feira (22), em Brasília, para o período de 2023 a 2027, o presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Vander Costa, e os membros da Diretoria da instituição. O mandato foi prorrogado por mais quatro anos, e o comando da Confederação permanece com o empresário mineiro do transporte rodoviário de cargas. Vander Costa também segue como presidente dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT e do ITL (Instituto de Transporte e Logística).
O presidente da FETCEMG, Sérgio Pedrosa, também integra a diretoria como conselheiro e prestigiou a cerimônia de posse. “Parabenizo o presidente Vander pelo brilhante trabalho que tem sido feito por ele e sua diretoria à frente da instituição, trabalho este que tem a admiração de lideranças empresariais de todo o Brasil. É nítido o empenho dele e de Valter Luís de Souza, Bruno Batista, Nicole Goulart, João Victor Mendes e de Eliana Costa, e toda a atual gestão da CNT, em fortalecer ainda mais o setor de transporte no cenário nacional, tornando-o mais competitivo e importante para a economia. Dessa forma, reforço minha alegria em poder contar com esse time à frente da CNT por mais um mandato”, afirmou o presidente da FETCEMG.
Graduado em administração e direito, Vander Costa é um dos fundadores da Vic Transportes, grupo empresarial do setor rodoviário de cargas. Foi presidente do Setcemg (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais), entre 2002 e 2008, e da Fetcemg (Federação das Empresas de Transporte de Carga de Minas Gerais), por dois mandatos, de 2009 a 2016. Também presidiu o Conselho Regional do SEST SENAT em Minas Gerais, entre 2012 e 2016, inaugurando cinco novas unidades no estado.
À frente do Sistema CNT desde 2019, Vander Costa assumiu intensa articulação, junto aos poderes públicos, para ajudar os empresários do transporte, de todos os modais, a superarem a crise provocada pela pandemia; manter os recursos do Sistema S; e garantir um Estado menos burocrático e com mais segurança jurídica.
Em seu discurso, Costa destacou que o trabalho da CNT, nesses quatro anos, foi marcado por uma intensa agenda com interlocutores públicos e privados e pelo fortalecimento da atuação institucional. “Em meio a indefinições nos campos político e econômico, trabalhamos, para defender os interesses dos transportadores, junto aos três poderes da República. Com uma atuação voltada à desburocratização do estado e reformas estruturantes, elevação dos investimentos em infraestrutura, privatizações, modernização regulatória, agenda trabalhista, combustíveis e biodiesel e a defesa do SEST SENAT.”
Costa ainda lembrou que, em seu primeiro mandato, o setor teve importantes conquistas por meio de emendas e aprovações de projetos. “Destaco o novo Marco Regulatório do TRIIP, a manutenção do entendimento de relação comercial entre TRC e TAC, renovação antecipada de contratos de concessão ferroviária, marco regulatório das ferrovias, e o programa nacional LGPD no Transporte, entre outros. ” Vander Costa também ressaltou a integração das três instituições que compõem o Sistema CNT – CNT, SEST SENAT e ITL –, que, com projetos e iniciativas conjuntas, potencializaram as entregas ao setor.
Lideranças do transporte com o conselheiro da CNT, Clésio Andrade.
Sérgio Pedrosa, Nicole Goulart, Gladstone Lobato, Vander Costa, Valter Luís Souza,
Eliana Costa, Paulo Teodoro e Antônio Luís da Silva Júnior
Desafios
Sobre os desafios para os próximos quatro anos, Costa cita que ainda existe um longo caminho até a retomada do pleno crescimento econômico. Nesse sentido, ele afirma que o setor transportador está engajado em contribuir para a construção de uma nação mais moderna, que atenda aos anseios da sociedade em matéria de emprego, renda e qualidade de vida.
“Estamos em um momento de esperanças renovadas e com um novo Governo, que veio com uma visão diferente, focada no cuidado social e também em recolocar o Brasil como protagonista no cenário internacional. Esperamos um ciclo virtuoso, caracterizado pela redução do Custo Brasil, o controle da inflação, o estabelecimento de juros baixos e o maior equilíbrio fiscal. Para isso, é necessária uma união de esforços, capitaneada pelo governo, para avançar em uma agenda de aprimoramento das políticas públicas de infraestrutura de transporte, de modernização do ambiente negocial e do arcabouço regulatório nacional”, finalizou.
Autoridades
Estiveram presentes no evento, entre autoridades e lideranças políticas, o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira (Republicanos SP), que, em sua fala, afirmou que está à disposição para levar a agenda legislativa da CNT para o Congresso Nacional. “Em se tratando de logística, estamos falando de um dos segmentos mais importantes do país. [Vamos trabalhar] para facilitar o ambiente de negócios e sua desburocratização. ”
Na ocasião, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, frisou que o país tem muitos desafios para que a vida do empreendedor seja facilitada. “É um dever do Estado ajudar aqueles que fazem o Brasil. Criamos muitas regras que dificultam e que nos tornam reféns. Por isso, precisamos de lideranças para desatar os nós. Tenho certeza de que, no setor de logística, iremos avançar, por termos vontade política. ”
Para o ministro dos Transportes, Renan Filho, o país se transformou em uma economia que investe muito pouco com seus próprios recursos. “Em um país diverso como o Brasil, é fundamental recuperar a capacidade do Estado de investir e estimular a iniciativa privada. Para isso, precisamos cumprir duas tarefas legislativas: uma é o arcabouço fiscal, para investirmos com responsabilidade; e a segunda é a uma reforma tributária que simplifique e diminua o excesso de burocracia. Vamos integrar esforços para entregarmos um país mais competitivo.”
A solenidade ainda contou com a presença dos ministros do TCU (Tribunal de Contas da União) Antônio Anastasia, Augusto Nardes e Walton Alencar Rodrigues, do senador Wellington Fagundes (PL -MT) e dos deputados federais Diego Andrade (PSD-MG), Rodrigo de Castro (União – MG), Cesinha de Madureira (PSD-SP), Carlos Sampaio (PSD-SP), entre outros.
Estrutura da CNT
Também compõem a alta direção do novo mandato do Sistema CNT seis vice-presidentes dos seguintes modais: Rodoviário de Passageiros; Rodoviário de Cargas; Aquaviário de Cargas e de Passageiros; Ferroviário de Cargas e de Passageiros; Transporte Aéreo de Cargas e de Passageiros e Infraestrutura de Transporte e Logística.
A Confederação Nacional do Transporte possui, em sua estrutura, três níveis decisórios. O primeiro é composto pelo Conselho de Representantes – formado por 27 federações e cinco sindicatos nacionais –, que é o órgão máximo deliberativo da instituição, e pelo Conselho de Ex-Presidentes, órgão deliberativo e consultivo. O segundo, por sua vez, é desempenhado pela Diretoria e pelo Conselho Fiscal, que têm atribuições deliberativas e consultivas. O terceiro nível é exercido pelos Executivos contratados, a quem compete o implemento das decisões derivadas pela Diretoria. A CNT conta ainda com o apoio de 20 entidades associadas.
Composição da CNT 2023-2027
Presidente:
Vander Francisco Costa
Vice-Presidentes da CNT:
Transporte Rodoviário de Passageiros:
Eudo Laranjeiras Costa
Transporte Rodoviário de Cargas:
Flávio Benatti
Transporte Aquaviário de Cargas e de Passageiros:
Raimundo Holanda Cavalcante Filho
Transporte Ferroviário de Cargas e de Passageiros:
Fernando Simões Paes
Transporte Aéreo de Cargas e de Passageiros:
Eduardo Sanovicz
Infraestrutura de Transporte e Logística:
Paulo Gaba Junior
Diretores Executivos da CNT:
Diretoria Executiva da CNT:
Bruno Batista
Diretoria de Relações Institucionais da CNT:
Valter Luís de Souza
Conselho de ex-presidentes
Clésio Andrade
Conselho Fiscal
Titulares: Jerson Antonio Picoli
Carlos Panzan
Francisco Pelucio
Suplentes: Paulo Afonso Rodrigues da Silva Lustosa
José João Alberto Almeida do Nascimento
Francisco Saldanha Bezerra
Seção I - do Transporte Rodoviário de Passageiros
Presidente da Seção: Rubens Lessa Carvalho
Diretores: Eurico Divon Galhardi
Edmundo Carvalho Pinheiro
Dimas Humberto Silva Barreira
Murilo Soares Andrade Lara
Luiz Carlos Gontijo
Renan Chieppe
Gustavo Nader Damião Rodrigues
Luiz Fernando Bandeira de Mello
Francisco Armando Noschang Christovam
Francisco Saldanha Bezerra
João Resende Filho
Emerson Imbronizio
Francisco Feitosa de Albuquerque Lima
Felipe Busnardo Gulin
Pedro Antonio Teixeira
Seção II - do Transporte Rodoviário de Cargas
Presidente da Seção: Eduardo Ferreira Rebuzzi
Diretores: José Hélio Fernandes
Pedro Velasco Junior
Dagnor Schneider
Gladstone Viana Diniz Lobato
Urubatan Helou
Maria de Nazaré Santos da Cunha
Marcelo de Holanda Maranhão
Sergio Luiz Malucelli
Liemar José Pretti
Ana Carolina Ferreira Jarrouge
Marcus Vinícius Couto da Silva
Moacyr Ribeiro Costa
Rogério de Souza
Baldomero Taques Neto
Paulo Sérgio Ribeiro da Silva
Carlos Panzan
Francisco Pelúcio
Paulo Afonso Rodrigues da Silva Lustosa
Seção III - do Transporte Aquaviário de Cargas e de Passageiros
Presidente da Seção: Waldemar Rocha Júnior
Diretores: Carlos Augusto de Sousa-Aguiar Cordovil
Luizio Valentim de Rizzo Rocha
Luís Gustavo Bueno Machado
Luiz Felipe Antunes de Gouvêa
Anargiros Ikonomou
Seção IV - do Transporte Ferroviário de Cargas e de Passageiros
Presidente da Seção: Joubert Fortes Flores Filho
Diretores: Roberta Zanenga de Godoy Marchesi
Ellen Capistrano Martins
José Osvaldo Cruz
Benony Schmitz Filho
Antônio Sanches
Seção V - do Transporte Aéreo de Cargas e de Passageiros
Presidente da Seção: Jurema Monteiro
Diretores: Antonio Augusto do Poço Pereira
Flávio José de Vasconcellos Pires
Ricardo Aparecido Miguel
Thiago Magalhães Silva
Fábio Rogério de Carvalho
Seção VI – da Infraestrutura de Transporte e Logística
Presidente da Seção: Murillo de Moraes Rego Corrêa Barbosa
Diretores: Paulo Miguel Junior
André Luiz Macena de Lima
Carlos Rigolino Junior
André Luiz Zanin de Oliveira
Pedro Francisco Moreira
Fonte: Agência CNT Transporte Atual