Fetcemg participou de Seminário Ciência e Tecnologia, Água e Produção
O evento, que teve a participação do governador do Conselho Mundial da Água e conselheiro da Abdib na América do Sul, Newton de Lima Azevedo, foi uma preparação de Minas Gerais para o 8° Fórum Mundial da Água com o tema “ Rumo à Brasília 2018”, que será realizado entre 18 e 23 de março de 2018, em Brasília.
Com o mote “ Rumo a Brasília 2018”, será a oportunidade para Minas Gerais ocupar espaço de destaque.
Segundo o presidente da Fiemg, Olavo Machado, a entidade deseja construir parcerias e incentivar a participação para mostrar um ambiente de negócios com sustentabilidade para construção da competitividade, acreditando no Fórum como uma vitrine de Minas Gerais para o mundo. Para ele Minas Gerais deve ocupar um papel de destaque no 8º Fórum, com comitiva expressiva, representativa do trabalho empresarial, em parceria com o segmento público, na construção da segurança hídrica para o desenvolvimento sustentável, competitivo e inovador da indústria mineira.
O seminário “ Ciência e tecnologia, Água e Produção”, trouxe discussões sobre as perspectivas e desafios para o país em situações de escassez de água e a necessidade de desenvolvimento tecnológico para a indústria. O desafio de grandes metrópoles frente ao aumento do consumo, poluição e conflitos regionais também foram pauta dos debates.
Conforme apresentado, nos últimos 100 anos, enquanto a população mundial triplicou, o consumo de água aumentou seis vezes, o que se torna insustentável para o planeta, a médio e longo prazo, manter os atuais níveis de consumo.
A prática do reuso da água na indústria e na agricultura também constitui um importante passo para o aumento da eficiência dos sistemas de distribuição e gestão da demanda, apresentando benefícios ambientais, sociais e econômicos.