Fetcemg participa do 2º Encontro de Comunicadores da CNT


Comunicadores de várias regiões do país reuniram-se nesta quinta-feira (23), no 2º Encontro de Comunicadores da Confederação Nacional do Transporte (CNT) via Teams.

Na abertura do encontro, o presidente da CNT, Vander Costa, reafirmou a importância da comunicação em rede para o fortalecimento do setor e para o enfrentamento da situação de crise sanitária. E acentuou que o transporte não pode parar: “Precisamos levar as pessoas e abastecer as cidades e contamos com vocês para sairmos fortalecidos”, disse.

Myriam Caetano, coordenadora executiva da Comunicação, apresentou o resultado do trabalho em rede iniciado há cerca de um ano, com destaque para as campanhas realizadas, dentre elas, “O Transporte Move o Brasil”. “Crescemos e amadurecemos enquanto rede. O grupo potencializou as nossas ações”, avaliou.

Além das conversas pontuais, como o prêmio CNT de jornalismo e a definição de temas a serem trabalhados nos próximos meses, a CNT ofereceu uma palestra exclusiva para os participantes. “Os desafios da comunicação” foi o tema da apresentação feita pelos jornalistas especialistas em comunicação e sócios-diretores da FSB Comunicação, Flávio Castro e Marcelo Diego.

Participaram representando a Fetcemg e o Setcemg as jornalistas Helena Costa, Isabella Antunes, Ludmila Soares e a estagiária em design, Clara Aguiar Mol.

Leia o depoimento de cada um delas sobre o encontro:

“A realização de um evento de valorização da informação e o trabalho em rede para o fortalecimento do setor como este da CNT é de grande importância para nós, profissionais da comunicação, pois proporciona networking, troca de experiências e alinhamento de estratégias. A palestra trouxe ainda mais luz sobre o caminho que a comunicação vem trilhando no país e deu novos insights para a melhoria de projetos e criação de novos, mesmo em um cenário tão adverso quanto o que estamos vivendo”. (Ludmila Soares)

Reencontrar colegas com o mesmo propósito de somar esforços para que o transporte seja protagonista no que faz em qualquer circunstância é  sempre muito bom. E somados a isso, a oportunidade de ouvir profissionais reconhecidamente bons no que fazem, falando sobre os desafios atuais da comunicação que são de todos nós, nos desperta questões de um lado e reafirma caminhos de outro. Deixo, aqui, duas frases ditas por Marcelo Diego que são inspiradoras: “para fazer pipoca tem que ter milho” e “o transporte tem licença social para operar””. (Helena Costa)

Vivemos um momento de transformação, tanto tecnológica como de comportamento, e poder ouvir esses grandes especialistas em comunicação e suas visões sobre essa nova realidade foi muito enriquecedor. A CNT acertou em cheio ao nos proporcionar esse evento e o setor de transporte só tem a ganhar”. (Isabella Antunes)

O encontro de comunicadores foi uma ótima surpresa pra mim, como jovem e estagiária de design, ele com certeza agregou tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Grandes profissionais renomados reunidos em um espaço para discussão é sempre positivo e dessa vez não foi diferente. Adorei a experiência e espero ao longo da minha carreira poder participar mais vezes de bate-papos tão enriquecedores como esse”. (Clara Aguiar)