Fetcemg participa de Encontro Empresarial na Fiemg
No dia 30 de outubro, representantes da Fetcemg, da indústria e do Governo de Minas Gerais estiveram presentes na Fiemg para um encontro empresarial que debateu o Plano de Energia e Mudanças Climáticas de Minas Gerais (PEMC).
Recentemente, o Brasil apresentou a sua contribuição no novo acordo climático global. Assim, essa proposta brasileira passa a ser um compromisso, com a adoção e retificação do Acordo de Paris, que une esforços das nações signatárias para a construção de uma economia de baixo carbono até o fim do século.
Nesse contexto, o Brasil se compromete a reduzir até 2030 a emissão de gases de efeito estufa em 43% quando comparado aos níveis de 2005.
Apesar de não haver metas específicas definidas para a indústria, o setor se organiza para ampliar o diálogo com o poder público e com a sociedade, para promover a transição para novos padrões de tecnologias limpas e aumentar as medidas de eficiência energética e de infraestrutura de baixo carbono. “O encontro serviu para manifestar a preocupação e mostrar a visão do setor industrial na implementação do programa de redução na emissão de carbono, apresentando aos representantes do governo uma avaliação dos possíveis impactos socioeconômicos da meta de redução de emissões propostas pelo estado”, explica a assessora jurídico ambiental da Fetcemg e do Setcemg, Lais Fonseca.
Foram debatidas ainda estratégias de engajamento do setor empresarial frente aos desafios decorrentes das mudanças climáticas e os potenciais riscos e oportunidades da proposta de compromissos estaduais de redução de emissões de gases de efeito estufa.
Durante a reunião, a Fiemg listou e apresentou as medidas sugeridas pelo setor industrial, como incentivos econômicos e tributários, como linhas de financiamento para projetos de desenvolvimento de tecnologias com menor intensidade de carbono.