FETCEMG na imprensa - Defesa reforçada


Instituições públicas, privadas e do terceiro setor se mobilizam para reformar Delegacia Especializada na Prevenção e no Combate ao Roubo de Cargas e Crimes Rurais

 

O próximo 30 de março será, sem dúvida, um marco para o aprimoramento da segurança nas estradas mineiras. Nesta data está prevista a conclusão das obras da Delegacia Especializada na Prevenção e no Combate ao Roubo de Cargas e Crimes Rurais, em Belo Horizonte. A nova estrutura, que contará com dois delegados e até 56 policiais, proporcionará melhorias nas condições do trabalho de inteligência, especialmente na interceptação e na recuperação de bens transportados.

“Em virtude da importância da prevenção e do combate ao roubo de cargas e crimes rurais, criamos um movimento para reunir instituições para fomentar o relevante trabalho que já vem sendo realizado pela delegacia. Minas Gerais está na contramão do cenário brasileiro: temos a malha rodoviária mais extensa e uma posição estratégica no agronegócio, e, mesmo assim, esses crimes têm sido combatidos com muita eficiência. Com a nova instalação da unidade, os resultados serão ainda melhores”, avalia o consultor técnico da Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg), Luciano Medrado.

A instituição é uma das que viabilizam as obras. Também fazem parte do consórcio: Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado Minas Gerais, Associação das Indústrias Sucroene

 

A nova sede é fruto de um convênio assinado, em outubro de 2013, entre a Fetcemg e o governo de Minas – por meio da Polícia Civil –, que estabeleceram uma base de cooperação mútua. A federação ficou responsável pelo imóvel, em um esforço para que a polícia desenvolva o trabalho com mais eficácia e aprimore o sistema de segurança no que se refere aos crimes de furto, roubo e desvio de cargas. Posteriormente, foi incorporada uma nova frente de atuação, a de combate a crimes rurais.rgéticas do Estado de Minas Gerais, Conselho Comunitário de Contagem, Tambasa e Itambé/CPRM.

As novas instalações ficam próximas ao Departamento de Estradas de Rodagem, nas imediações da avenida Tereza Cristina. A obra tem um valor irreajustável de R$ 692.176,39, sendo fiscalizada pela engenharia da Polícia Civil e acompanhada por uma comissão composta pelas entidades e empresas doadoras. De acordo com Medrado, 100% do montante foi captado, e 75% está integralizado.

Fonte: Revista Entrevias