Fetcemg e Setcemg participam do Iº Encontro de Comunicadores da CNT
Com objetivo de criar uma rede interna de informação e de comunicação do Sistema do Transporte – CNT, SEST SENAT e ITL, a Confederação Nacional do Transporte realizou, na última quinta-feira (30), em sua sede em Brasília, o Iº Encontro de Comunicadores.
Participaram assessorias de comunicação e de imprensa de várias entidades que integram o Sistema do Transporte. Minas Gerais foi representada pela jornalista Helena Costa, responsável pelo Núcleo de Comunicação da Fetcemg e do Setcemg. “Foi um dia bastante produtivo, quando, além de conhecermos melhor o trabalho desenvolvido pela CNT, pudemos, juntos, contribuir para formulação de uma plataforma de compartilhamento de informações, imagens e campanhas para uma articulação nacional em torno da importância do transporte para o desenvolvimento do país e das pessoas”, avaliou.
O presidente da CNT, Vander Costa, falou sobre a importância de ouvir as bases para desenvolver uma comunicação que tenha velocidade, multiplicidade e transparência, que são objetivos da entidade.
Na programação, a palestra “O Novo Panorama da Mídia e os Desafios da Comunicação em 2019” ministrado por Helenise Brant, assessora de imprensa do Sistema CNT, e por Patrícia Marins, do Grupo In Press, especialista em comunicação institucional e construção reputacional.
Para Helenise, em momentos como os atuais, onde proliferam as fake news, instituindo pós verdades e criando uma situação pantanosa, as assessorias de imprensa e de comunicação tornam-se cada vez mais importantes. “Não dá para ser amador neste cenário”, diz, “é preciso buscar novas formas de comunicar que não estão ainda definidas, que precisam ser criadas”.
Completando e iluminando possíveis caminhos, Patrícia Marins, lembrou que comunicar ainda é contar boas histórias, buscando conexões, diálogo; é muito mais que informar. “Hoje, as pessoas querem comunicar e ter experiências. Querem ser ouvidas. Não querem saber de comunicação protocolar”. Em sua análise, Patrícia reafirmou a importância da curadoria e de um público interno bem informado, como contraponto ao turbilhão de informações, fakes, pós-verdade, etc.
Durante o encontro os diretores da CNT e Sest Senat fizeram um breve relato sobre suas áreas de atuação e os serviços oferecidos, colocando-se à disposição para mais informação, sempre que necessário.
Um primeiro design e funcionalidade da plataforma criada por técnicos de informática e jornalistas da CNT foram apresentados durante o encontro e as sugestões feitas serão incorporadas no projeto final.