Fetcemg e Setcemg participam de treinamento sobre segurança química no transporte


Na segunda-feira (14), aconteceu no auditório do Departamento de Estradas e Rodagem (DER-MG) o curso “Capacitação em Segurança Química no Transporte de Cargas Perigosas do grupo de Prevenção, Preparação, Recuperação e Resposta (P2R2)”, ministrado pela engenheira química e membro do Conselho Regional de Química de Minas Gerais (CRQ-MG), Débora Vallory. A advogada Laís Fonseca, da equipe Rocha Cerqueira Sociedade de Advogados, foi a representante da Fetcemg e do Setcemg no treinamento.

Os aspectos conceituais da Gestão de Risco, os sistemas de classificação e rotulagem de substâncias químicas perigosas, as classes de substâncias com potencial de causar danos físicos, à saúde, e ao meio ambiente e a fonte de informações de segurança sobre as substâncias químicas (FISPQ) foram os temas trabalhados no conteúdo programático.

P2R2

No transporte de carga perigosa, o risco é a possibilidade e a probabilidade de acontecer algum ferimento ou morte na operação. Tanto o caminhão quanto a carga perigosa tem potencial para causar dano, seja por falhas mecânicas do caminhão, seja por falhas humanas.

A Prevenção, Preparação, Recuperação e Resposta (P2R2) é o conjunto de estratégicas políticas, procedimentos e ações que são formuladas e executadas para reduzir os efeitos de um desastre.

A P2R2 trabalha com a gestão do risco, sendo que a primeira decisão é tomar os cuidados necessários para não gerar condições de vulnerabilidade, chamada de gestão prospectiva; a segunda decisão, chamada de gestão corretiva, implica na redução da vulnerabilidade existente. Por último, a gestão operativa, que é a decisão de responder às emergências ou desastres ocorridos e promover a recuperação da situação.