Fetcemg defende transportadores em Conselho de Micro e Pequena Empresa
A Fetcemg integra diversos conselhos no âmbito do Estado. Um deles é o Conselho da Micro e Pequena Empresa da Fiemg (Federação da Indústria do Estado de Minas Gerais). Neste conselho, várias iniciativas e articulações foram exitosas em 2020, principalmente, no enfrentamento às dificuldades causadas pela pandemia da Covid-19.
Durante a última reunião do Conselho realizada na tarde do 24 de novembro, foram destacadas as ações implementadas pelo Legislativo e pelo Executivo estaduais apoiadas pelo setor produtivo. Dentre elas o Programa Avança Minas e o Programa Minas Livre para Crescer, este último como uma das mais bem sucedidas iniciativas atualmente no sentido da desburocratização, o que acaba por afetar mais positivamente ainda o cenário das MPEs.
Outro ponto destacado na reunião foi o Revogaço, iniciativa que conseguiu tirar do ordenamento jurídico legal e infralegal diversas amarrações colocadas pelo poder público que ou caducaram ou estavam lá tão somente para acabar por dificultar a vida do empresariado, mesmo que eventualmente essa não fosse a sua proposta inicial. Quanto ao crédito, foi mencionada a iniciativa “BDMG Solidário”, criado para atender aos negócios afetados pela pandemia da Covid-19 o que, novamente, é mais afeto ainda às MPEs.
Para o consultor da Fetcemg, Luciano Medrado, que representa a entidade no Conselho, essa participação contribui muito na articulação dos interesses dos transportadores junto aos órgãos de poder. “Ao reunir nossos pleitos às demais entidades representativas da categoria econômica criamos relevância e maior força para obtermos resultados positivos. Marcamos positivamente nossa presença na cena econômica e política”, diz ele.