Fetcemg dá início ao 16º EMTRC e Minastranspor 2014


Mais de 300 pessoas participaram da abertura do 16º Encontro Mineiro dos Transportadores Rodoviários de Carga e da Minastranspor 2014, realizado na tarde desta quarta-feira (20), no Expominas, em Belo Horizonte. Autoridades municipais e estaduais, lideranças empresariais de todo o País, representantes dos fornecedores da cadeia produtiva do transporte e transportadores de várias regiões marcaram presença nos eventos.

O presidente da Fetcemg, Vander Francisco Costa, em seu discurso de boas vindas, falou sobre a escolha do tema do encontro, que é “Construindo Novos Caminhos com Sustentabilidade Econômica, Ambiental e Social”, sobre as conquistas recentes do setor, e sobre a conjuntura econômica e seus impactos no transporte. Ele também agradeceu a todos os patrocinadores que possibilitaram a realização do evento. "Enfatizamos nosso agradecimento aos patrocinadores, que acreditaram que participar da Minastranspor é um investimento que se faz com garantia de que os relacionamentos vão gerar negócios e lucros, pois mantemos o principio básico lançado pelo nosso antecessor, Paulo Sérgio Ribeiro, de que a Minastranspor não se limita aos três dias da feira, mas trata-se de um forte relacionamento iniciado em seu lançamento em 2013 e que se prolongará pelos próximos meses”, disse.

O vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros, na ocasião representando o prefeito da cidade, Márcio Lacerda, falou sobre a importância do setor para o desenvolvimento do País, enfatizando a urgência dos investimentos em infraestrutura, para que os transportadores exerçam suas atividades com segurança e eficiência.

O presidente da Metrominas, José Eugênio de Castro, representante do governador Alberto Pinto Coelho, falou da importância do segmento para a economia. "O transporte representa 15% do PIB e sem vocês o Brasil para. Neste momento político, as discussões desse encontro são muito importantes. Coragem vocês têm e são exemplos do que queremos para o nosso futuro”, afirmou.

16º EMTRC

Na primeira apresentação do 16º Encontro Mineiro dos Transportadores Rodoviários de Cargas (EMTRC), o antropólogo Luiz Marins falou sobre o potencial econômico brasileiro, com destaque para Minas Gerais, e fez um breve comparativo com os principais grupos de países em desenvolvimento. “Vivemos em uma sociedade espantosamente dinâmica, instável e evolutiva. O passo da mudança é que, nos próximos cinco anos o mundo vai mudar mais do que os últimos 30”, afirmou.

Segundo o especialista, a representatividade do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, e, sobretudo, de Belo Horizonte, são comparáveis ao de importantes países da Europa e do Mercosul, e fazem de Minas Gerais um mercado de grande potencial de investimentos. Mas para isso, é preciso que os empresários adequem as suas empresas aos novos modelos de negócio e façam uma gestão eficaz e com foco no desenvolvimento permanente dos negócios. “O sucesso hoje não é garantia de sucesso no futuro. Mais difícil do que chegar no topo é permanecer e é preciso pensar na sustentabilidade dos negócios para tudo dar certo”, afirmou. “O negócio dos transportadores não é frota, é frete. É preciso ter atenção com a logística nas empresas de transporte e não com investimentos absurdos. As empresas não podem fazer “firula” e não repassar os custos”, ensinou. “Além disso, é preciso trabalhar com vontade e com atenção aos clientes”, completou.

A apresentação seguinte foi conduzida pelo consultor do Sebrae, Haroldo Santos Araújo, que reforçou a necessidade do equilíbrio financeiro com a palestra “A importância da boa gestão na sustentabilidade econômica”.

Haroldo, assim como Luiz Marins, reafirmou que a pessoa compra valor e não preço e colocou a pergunta: "O que é o valor da transportadora junto ao seu cliente? Quando disputo preço, o valor é baixo. Ninguém negocia preço, negocia valor”, disse.

Haroldo foi enfático ao dizer que não é possível oferecer qualidade e preço baixo. Os prognósticos do especialista para o setor não são otimistas. Segundo ele, “muitas empresas irão desaparecer, porque o mercado quer eficiência logística e isso não se faz com caminhão. Ter caminhão é uma coisa, ter solução logística é outra”. Ele defendeu a tercerização para os trabalhos que não são o objetivo fim das empresas como forma de adquirir a eficiência do negócio.

O 16º EMTRC seguirá nesta quinta-feira e abordará a política econômica atual, com a jornalista Cristiana Lôbo, da Globo News, e o meio ambiente, com o consultor jurídico ambiental do Setcemg, Walter Cerqueira. Às 16h, será a vez da entrega do Prêmio Melhor AR. As visitas à Minastranspor serão das 14h às 22h. Não deixe de participar!

Foto: Agência UAI