FETCEMG acompanha o seminário de de valorização do motorista da FETTROMINAS
Nesta quinta-feira (24/10), a FETCEMG, representada pelas assessoras jurídicas Daniela Duarte e Mariana, participou do 1º Seminário de organização da luta em prol da valorização do motorista profissional, evento organizado pela Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários, Urbanos, Próprios, Vias Rurais, Públicas e Áreas Internas no Estado de Minas Gerais (FETTROMINAS). O evento foi realizado no SEST SENAT de Contagem-MG.
O objetivo do evento foi reunir especialistas para discutir temas cruciais que afetam diretamente a vida e o trabalho dos motoristas profissionais, com destaque para a Lei n.º 13103/2015 e seus impactos decorrentes da decisão do STF na ADI 5322, o financiamento sindical, direito de oposição e a saúde do trabalhador.
No primeiro momento do evento, os palestrantes Adilson Boaretto, Samuel Antunes e Luiz Felipe Buaiz abordaram a Lei 13.103/2015, destacando os impactos da decisão do STF sobre a ADI 5322. Eles discutiram pontos-chave da decisão, como: intervalo interjornada intervalo intrajornada; descanso semanal; prorrogação da jornada de trabalho; e tempo de espera.
Em seguida, Luís Antônio Camargo discutiu o financiamento sindical e o direito de oposição, enfatizando a importância dessas questões para a relação entre trabalhadores e sindicatos.
Elaine Nascif trouxe à tona questões fundamentais sobre a saúde dos trabalhadores, destacando a necessidade da adoção de medidas mais eficazes para assegurar um ambiente de trabalho seguro para os motoristas.
O evento também contou com a palestra dos deputados Celinho, que reforçou a relevância da classe dos motoristas e seu papel vital na sociedade; e Reginaldo Lopes, que falou sobre como a reforma tributária pode ser um passo importante para reduzir a carga tributária sobre eles.
“O seminário proporcionou um espaço de diálogo entre especialistas, políticos e representantes da categoria. As discussões abordaram aspectos fundamentais da legislação, saúde e bem-estar dos motoristas, destacando a necessidade de uma abordagem colaborativa nas negociações trabalhistas e a importância do fortalecimento sindical. A participação ativa de autoridades políticas reforçou a relevância do apoio político na busca por melhorias nas condições de trabalho e na valorização da profissão”, destacou a assessora da FETCEMG, Daniela Duarte.